Ao levantar voo as aeronaves da área de segurança pública cumprem missões que vão além do combate à criminalidade e salvam vidas. A equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que integra o GOA (Grupamento de Operações Aéreas) e Casa Militar auxiliou nos últimos dois meses o transporte de cerca de 20 órgãos para transplantes.

De acordo com informações da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a última ação foi na quinta-feira (31), com a captação de fígado, rins e córneas de um homem de 37 anos. Os órgãos foram transportados de Dourados, a 225 km de Campo Grande, pela CNV (Central Nacional de Transplantes) para São Paulo e Brasília. Um dos rins foi transplantado em Campo Grande, e as córneas em pacientes inscritos na central estadual de transplantes de Mato Grosso do Sul.

Segundo o comandante do GOA, tenente-coronel Luidson Borges Tenório Noleto, a infraestrutura de voos para atender às demandas da CET (Central Estadual de Transplantes) está baseada em um termo de cooperação estabelecido entre o Corpo de Bombeiros com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). “A nossa expectativa é que até o mês abril o grupamento esteja efetivamente executando essas missões com aeronave própria e caracterizada, o que deve proporcionar mais agilidade no transporte de órgãos, bem como a disponibilização do serviço de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) aérea à população sul-mato-grossense”, disse o comandante.

Segundo informações repassadas pela coordenadora da CET, Claire Miozzo, os órgãos que não são transplantados em MS, são ofertados para a CNV, e as equipes que aceitam vem fazer a retirada.

(com informações da Sejusp)