Catadores de 3 cooperativas e 1 associação tentam salvar o que sobrou após o galpão, onde ficam os materiais recicláveis, ser atingido por chamas na manhã deste sábado (30), no bairro Dom Aquino, próximo ao aterro sanitário em .

Conforme uma colaboradora, de 19 anos, o pagamento do trabalho da semana na cooperativa dela é feito durante os sábados. Ela conta foram chamados para tentar resgatar os materiais que ainda não tinham sido queimados. Muitos catadores possuem curso de prevenção a e, por este motivo, estão auxiliando no trabalho do Corpo de Bombeiros.

Gilda Macedo, presidente da ATMARAS (Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS), explica que o galpão serve como local de trabalho para aproximadamente 200 pessoas que fazem parte de 4 grupos de coleta.

“Nenhum grupo estava trabalhando hoje. O que aconteceu foi que 2 cooperados estavam entregando a carga e sentiram cheiro de queimado. Eles subiram até o barracão e viram que tinha foco de incêndio. Os trabalhadores acionaram outros cooperativistas e brigadistas.”

Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, a presidente acredita que as chamas tenham começado após uma bateria de celular ter explodido devido ao calor. Ela conta que, mesmo sabendo que não pode, muitas pessoas descartam o material irregularmente. O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 200 mil.

Algumas pessoas chegaram a passar mal por inalarem muita fumaça. Unidades de resgate dos Bombeiros e Samu estão prestando auxílio às vítimas. Até o fechamento desta reportagem, 6 viaturas do Corpo de Bombeiros, 3 retroescavadeiras e 1 caminhão pipa estão tentando apagar o foco das chamas.