Em caráter de urgência, eleição para conselheiros tutelares é realizada domingo na Capital

Neste domingo (24), é realizada a eleição para 10 novos conselheiros tutelares em Campo Grande. O processo está acontecendo em caráter de urgência, em razão das demandas para o cargo. O mandato tem duração de 9 meses, com validade até o próximo pleito para o quadriênio de 2020/2023, marcada para outubro de 2019. Segundo as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste domingo (24), é realizada a eleição para 10 novos conselheiros tutelares em Campo Grande. O processo está acontecendo em caráter de urgência, em razão das demandas para o cargo. O mandato tem duração de 9 meses, com validade até o próximo pleito para o quadriênio de 2020/2023, marcada para outubro de 2019.

Segundo as informações, são 10 candidatos disputando as 10 vagas, cinco para o 4º e mais cinco para o 5º Conselho Tutelar da Capital.

Aproximadamente 470 candidatos passaram pelas etapas avaliativas – exame de conhecimento, domínio de informática, análise de perfil profissiográfico e entrevista – todas eliminatórias. Ao final foram mantidos apenas os candidatos que se mostraram aptos a desempenharem a função de conselheiro.

Eleição

Qualquer eleitor do município que esteja com suas obrigações eleitorais em dia pode votar para a escolha dos conselheiros. Estarão disponíveis 30 postos, distribuídos em nove regiões, para o pleito. No dia, em cada uma das sessões haverá um mesário e dois auxiliares para atendimento e orientação.

A votação é feita através de cédula, nos moldes das usadas em processos eleitorais para parlamentares. Estarão disponíveis cadernos com a listagem dos eleitores, bem como urnas físicas em cada uma das sessões.

Segundo consta do art. 5º, inciso I, da Resolução nº 170 do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), o processo de escolha ocorrerá mediante sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo e secreto dos eleitores do município.

Vale ressaltar que para votar, o eleitor deverá apresentar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto que comprove sua identidade.

O pleito será no dia 24 de fevereiro, domingo, das 8h às 17h. Para conferir os locais para votação o eleitor pode acessar o site da Prefeitura. Já para conhecer os candidatos a Conselheiros Tutelares basta clicar aqui. 

Conteúdos relacionados

Papai Noel dos Correios