O vendaval durou apenas dez minutos no início da noite de quinta-feira (17), mas foi o suficiente para causar pânico nos moradores e deixar rastros de destruição como quedas de árvores, destelhamento e uma torre de comunicação caída em , a 203 quilômetros de Campo Grande. Algumas áreas da cidade registraram falta de energia.

Durante a manhã desta sexta-feira (18), vários bairros ainda continuavam sem água e luz. As empresas que fornecem os serviços estavam realizando os reparos para que o funcionamento voltasse o quanto antes.

De acordo com o site Rio Verde MS, a cobertura de um comércio, as placas de boas-vindas da cidade e uma torre de comunicação foram completamente levadas pela força do vento. Telhas de um salão de festas foram arremessados a vários metros. O vendaval também foi responsável por algumas quedas de árvores. Ainda segundo o site, uma árvore caiu sobre o portão de uma casa, mas não chegou a atingir ninguém.

A secretaria de obras da Prefeitura de Rio Verde de MT realiza a limpeza das ruas que registrou muita durante esta sexta. Galhos, retirada das árvores que caíram e outros serviços que foram solicitados pelos moradores.

Medo em Ribas de Rio Pardo

Também na quinta-feira, a cidade de Ribas do Rio Pardo, a 97 quilômetros de Campo Grande, foi alvo de uma forte tempestade que causou destelhamentos, alagamentos e quedas de árvore. A parte alta da cidade foi a mais afetada com a forte chuva e vento. Cerca de 14 famílias precisaram ser realojadas e muitos locais tiveram grandes danos materiais.

A tempestade durou exatas meia hora, mas foi o suficiente para causar medo, destruição e deixar os moradores com pavor, mas também mostrou que a solidariedade fala mais alto mesmo em momentos de tensão.

10 minutos de vendaval: Rio Verde é 2ª cidade de MS atingida por tempestade surpresa
Bairro São Joaquim foi um dos mais atingidos pela tempestade. (Foto: Marcos Ermínio)

Em um lugar sem infraestrutura, cheio de barracos e casinhas de madeira, os moradores se dizem ‘esquecidos’ pelo poder público. Então, na hora do desespero, o jeito é pedir socorro aos vizinhos e a solidariedade marca presença.

Conforme informado pelo meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, foram 35,2 mm de chuva em 19 minutos e os ventos chegaram aos 131,04 Km/h, sendo mais forte do ano registrado no Estado até o momento. Além disso foi registrada a queda de 193 raios em apenas 25 minutos de chuva, e em meia hora a umidade relativa do ar subiu para 98% na cidade.