Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 10 anos, cai em 45 mil o número de alunos da Rede Estadual de MS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) divulgou hoje (10) um levantamento da Secretaria de Estado de Educação (SED) revela que Mato Grosso do Sul registrou queda de 45.755 matrículas em escolas da Rede Estadual de Ensino nos últimos 10 anos. A informação foi passada durante uma entrevista à TV Morena. Além disso, o estudo apontou que […]
Arquivo -
(Foto: Reprodução | SED)
(Foto: Reprodução | SED)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) divulgou hoje (10) um levantamento da Secretaria de Estado de Educação (SED) revela que Mato Grosso do Sul registrou queda de 45.755 matrículas em escolas da Rede Estadual de Ensino nos últimos 10 anos. A informação foi passada durante uma entrevista à TV Morena.

Além disso, o estudo apontou que o número de alunos caiu 15,5% – de 295.354 em 2008 para 249.599 no ano passado. Em contrapartida, no mesmo período, a quantidade escolas subiu de 366 para 372.

Segundo o governador, a justificativa dessa queda se dá pelo fato de estarem nascendo menos crianças no Brasil. “Essa diminuição de matrículas está acontecendo em todas as redes de ensino”, observou.

Além disso, Azambuja afirmou que, devido a essa realidade, é necessário reestruturar a Rede Estadual em Mato Grosso do Sul para que as escolas se adequem a essa nova estrutura social.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo, a medida vem sendo adotada pela SED desde o ano passado com a unificação de escolas e o fim da abertura de novas turmas. Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a mudança não afeta a qualidade do ensino, já que alunos e professores efetivos de escolas desativadas têm prioridade na realocação em outros locais.

Menos filhos por família

“Imagina 45 mil alunos a menos em 10 anos”, falou o governador sobre a redução de matrículas. “Então, temos que reestruturar a Rede e remanejar alunos para uma escola mais próxima”, afirmou Azambuja.

Números da Projeção de População (2018), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o número médio de filho por mulher é de 1,77 no País. Essa quantidade deve chegar a 1,66 em 2060.

Segundo o governador, a projeção populacional tende a diminuir o número de escolas por todo o País. “É uma tendência em Mato Grosso do Sul e em todos os estados, tanto na rede estadual quanto também nas redes municipais”, explicou. “Nós estamos falando em gestão pública. Temos que reordenar para economizar e facilitar ao pai e a mãe de ter uma escola próxima”, emendou.

Reordenamento das escolas

Com a queda na quantidade de alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, a SED, atendendo orientação do Ministério da Educação, decidiu otimizar espaços públicos com o fechamento de quatro escolas: EE Abadia Faustino Inácio, no município de ; e EE Riachuelo, EE Zamenhof e EE Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, em .

Maria Cecília frisou que a medida não prejudica o ensino público estadual. “Com a diminuição da natalidade e da quantidade de matrículas é normal que ao longo do tempo tenhamos que otimizar a estrutura da Rede Estadual. Com o recurso economizado podemos investir em outras unidades e melhorar a qualidade da educação”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso morre nove dias após sofrer acidente com bicicleta elétrica em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 é liberado

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Em celebração dos 45 anos de curso, veteranos de Artes da UFMS se emocionam ao lembrar de colega falecido

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Programe-se: semana começa com 2,5 mil vagas de emprego na Funsat

Na segunda-feira, empresas abrem vagas em 132 profissões e a maioria não exige experiência para ingressar

Política

Lobista investigado por intermediar venda de sentença em MS recebe liberdade

Andreson de Oliveira Gonçalves irá cumprir prisão domiciliar após defesa alegar piora na saúde

Cotidiano

‘Todo ano é assim’: Bombeiros combatem incêndio em terreno na Vila Carlota

Chamas se espalharam pelo lote por volta de 13h30, na Rua Flávio de Matos, Vila Carlota

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições de processo seletivo do IFMS para professor substituto em Jardim

Vagas são nas áreas de Arquitetura e Informática