Das 31 em Mato Grosso do Sul, apenas quatro casos de ainda seguem sob investigação no Estado, três deles são em Campo Grande, segundo informações da SES-MS (Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul).

Até o dia 31 de agosto, foram descartados 27 possíveis casos da doença. Na Capital foram 13 notificações, sendo 10 descartadas.

Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), recentemente houveram duas novas notificações, além do caso da bebê de 10 meses e apenas um caso segue em investigação.

O outro caso ainda investigado seria no município de Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande. Na cidade foram 4 notificações, sendo três já descartadas.

Nas cidades de Chapadão do Sul e Maracaju foram dois casos notificados, ambos descartados. Outras 10 cidades tiveram um caso suspeito cada, mas todos já foram descartados. São elas: Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Porto Murtinho, Rochedo Taquarussu e Três Lagoas.

Vacinação

A SES-MS reforça que, para manter o Estado sem a doença, é importante realizar a imunização, principalmente nas crianças com 12 meses de vida. Na Capital, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) as doses da vacina são oferecidas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família).

É importante destacar que, a vacina está disponível em primeira dose para crianças de um ano. A segunda dose é válida somente para crianças de 15 meses e quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses da tríplice ou tetra viral última dose válida para o restante da vida.