Há menos de um mês para o Dia das Mães, celebrado este ano no dia 12 de maio, a Fecomércio (Federal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) junto com o Sebrae-MS apresentou os dados da pesquisa de intenções de consumo para a data. Segundo o IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) a economia de Mato Grosso do Sul deve receber a injeção de R$ 192,051 milhões.

Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (25), a economista da Fecomércio Daniela Teixeira informou que em comparação ao ano de 2018 houve uma queda geral de 5%, devido à redução na intenção de comemorações. “Houve um aumento de 5% na intenção de compra de produtos se comparado ao ano passado, mas teve uma queda de 15% nas intenções de comemoração da data”, explicou.

Daniel ressalta que a queda nas comemorações pode ser justificada com a inflação no preço dos alimentos e bebidas, diminuindo a intenção das pessoas de se reunir na data, mas que não pode ser vista como algo negativo. “Essa queda geral de 5% não é um resultado negativo. Porque as intenções de consumo no início do ano já representaram uma melhora, e pode ser que essa parte das comemorações seja revertida”, explicou.

Para a analista do Sebrae-MS, Vanessa Schmidt, os comerciantes devem se preparar apostando na boa comunicação para atrair os clientes, já que as comemorações caíram muito, e investir nas redes sociais.

“Os devem se preparar. Apresentar bons produtos, montar kits. Já no caso dos proprietários de bares e restaurantes a orientação é que os funcionários se comuniquem bem e nos mercados é importante apresentar kits de receitas com os produtos já separados, muita gente não cozinha nesta data. É importante também usar o Facebokk de maneira positiva, bem como fidelizar os clientes”, contou.

Segundo Vanessa, o objetivo da pesquisa é entregar para o empresário a intenção e o objetivo do consumidor nessas ocasiões.

Foram ouvidos 2.571 consumidores em 15 municípios de Mato Grosso do Sul, entre os dias 22/2 e 11/3, margem de confiança de 95%. Entre as intenções de compra os líderes são os itens de vestuário, cosméticos e acessórios.  A pesquisa mostrou também que, em média, o consumidor deve gastar R$ 137 com compra de presentes e R$106 com comemorações.