O prefeito Trad sancionou nesta terça-feira (2), em edição extra do Diário Oficial de , a lei que autoriza a instalação de detectores de metais em escolas da rede pública. A instalação deve ser prioridade em escolas que possuam histórico de violência dentro da unidade ou em seu entorno.

Conforme a lei, os equipamentos farão a detecção de objetos que podem se configurar como ameaça para as pessoas, bem como armas de fogo e armas brancas, por exemplo: facas, estiletes, navalhas, punhais, barras de ferro, ferramentas industriais.

Embora seja instalada nas unidades de ensino, toda e qualquer pessoa que entrar nas escolas estarão sujeitas a passarem pelo detector de metal e caso exista alguma irregularidade, à inspeção visual em seus pertences será feita.

A lei também permite que possam ser criadas comissões nas escolas municipais atribuídas juntamente com a participação dos alunos, pais, professores sobre as questões de vulnerabilidades sociais, violências e ações que possam fazer com que a se torne um espaço seguro, de prazer e de boa convivência.