Deputado propõe que mulheres vítimas de violência sejam monitoradas por ronda policial
Projeto apresentado na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) propõe que mulheres vítimas de violência sejam protegidas por ronda policial. O monitoramento, conforme o projeto, visa prevenir e reprimir violação de dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência doméstica, além de garantir cumprimento de medidas protetivas. De autoria do deputado Lucas de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto apresentado na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) propõe que mulheres vítimas de violência sejam protegidas por ronda policial. O monitoramento, conforme o projeto, visa prevenir e reprimir violação de dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência doméstica, além de garantir cumprimento de medidas protetivas.
De autoria do deputado Lucas de Lima (SD), o Ronda Maria da Penha, caso aprovado e sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), será executado por meio de parceria entre Guarda Municipal e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Além de propor atendimento imediato e prioritário em caso de reincidência no ato de violência, por meio de telefone exclusivo, o projeto quer rondas intensificadas em locais de maior incidência de violência doméstica.
Ao apresentar o projeto, Lucas citou registro de 32 casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul, em 2018. “Somente no mês de dezembro ocorreram cinco mortes. É um crime que não constitui um evento isolado, nem repentino ou inesperado. Ao contrário, faz parte de um processo contínuo e o maior risco está dentro de casa. Por isso, o Programa Ronda Maria da Penha é uma medida urgente a ser implementada”, justificou.
Depois de lido, o texto aguarda três sessões ordinárias até ser enviado a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), onde o relator opina pela constitucionalidade ou não da matéria, antes da questão ser levada à plenário, podendo ser aprovada ou não pela maioria dos deputados.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
‘Bolinha’ queria comprar frango assado quando foi executado com pelo menos 8 tiros, estima polícia
Perícia recolheu quatorze cápsulas e três projetis no local do crime. Celular de “Bolinha” também foi apreendido
Cliente é atingida por labaredas de fogo e tem 20% do corpo queimado em bar famoso de Campo Grande
Além de ter as roupas destruídas pelas chamas, vítima teve suas costas, nádegas, braço esquerdo, pescoço e mão esquerda queimados
Bairro de Campo Grande registra mais de 50 milímetros de chuva e previsão alerta para mais água
Defesa civil alerta que as chuvas devem voltar à Capital ainda na tarde desta segunda-feira (4)
Quase 5 mil candidatos foram eliminados no primeiro dia de provas do Enem 2024
Além das eliminações, primeiro dia do Enem 2024 teve 26,6% de abstenção
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.