Na manhã desta segunda-feira (25), o CREFITO 13 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de MS) criticou as ações da CDL (Câmara de Dirigentes ) e FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) que impuseram um abaixo assinado intitulado como “Menos andarilhos, mais segurança” e querem uma resposta mais eficaz do Ministério Público Estadual e Federal.

“O CREFITO 13 repudia veementemente o abaixo assinado “Menos andarilhos, mais segurança”, promovido por entidades campo-grandenses, no intuito de solicitar ao Ministério Público Estadual e Federal, e a Prefeitura de , a elaboração de um Projeto de Lei preconizando a internação compulsória de pessoas com dependência química”.

O Conselho Regional também cita os direitos humanos para não ter a internação compulsória e repudiou os ataques contra o SUS e SAS, que fazem trabalho de assistência social em Campo Grande.

“O Conselho Regional repudia os ataques efetuados contra os direitos humanos e as práticas de Saúde e Assistência Social ligadas ao SUS e SAS e se posiciona contra qualquer ação que objetive a internação compulsória e a descaracterização da rede de atenção psicossocial do Estado”.

Para Adelaido Vila, presidente da CDL, a intenção é trazer uma discussão mais profunda por conta do problema que está incomodada com a situação e não fazer uma faxina étnica ou social, mas aproximar os setores responsáveis no sentido de estudar o caso e encontrar soluções.

“A gente tem visto a assistência social fazer um trabalho muito forte, mas também sabemos que eles estão sozinhos igual a nós”.