Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confusão e demora: futuro da eleição para Conselho Tutelar em Campo Grande é incerto

Termina nesta terça-feira (8) o prazo final para divulgação dos 25 conselheiros tutelares eleitos em votação realizada no domingo (6), em Campo Grande. O prazo é determinado no cronograma que consta no edital publicado em fevereiro deste ano, que lançou o processo de escolha dos novos conselheiros. Conforme o edital, o resultado deveria ser publicado […]
Arquivo -
Cabinas foram cedidas pela Justiça Eleitoral (Foto: Henrique Arakaki | Midiamax)
Cabinas foram cedidas pela Justiça Eleitoral (Foto: Henrique Arakaki | Midiamax)

Termina nesta terça-feira (8) o prazo final para divulgação dos 25 conselheiros tutelares eleitos em votação realizada no domingo (6), em . O prazo é determinado no cronograma que consta no edital publicado em fevereiro deste ano, que lançou o processo de escolha dos novos conselheiros.

Conforme o edital, o resultado deveria ser publicado nesta terça, no (Diário Oficial de Campo Grande). O problema é que até o momento a apuração não está nem sequer perto de ser encerrada. Conforme apurou o Jornal Midiamax, na manhã da segunda-feira (7), apenas quatro urnas teriam começado a ser apuradas e apenas uma delas fora concluída – num universo de 60 urnas.

A apuração, que ocorre nas instalações do (Tribunal Regional Eleitoral de MS), entrou em seu segundo dia nesta terça-feira e já é marcado pela incerteza. O processo eleitoral foi marcado por desorganização e tumultos, como longas filas, grande tempo de espera, eleitores que não constavam em listas de aptos para votar e, principalmente, a substituição das modernas urnas eletrônicas pelas de lona, com votação em cédulas de papel.

De acordo com o (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Campo Grande, o método arcaico nas eleições ocorre devido aos recursos impetrados por candidatos que tiveram nomes inicialmente impugnados. Devido a isso, a reprogramação das urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-MS não foi possível e as eleições passaram a ser “à moda antiga”.

‘Pegos de surpresa’

No domingo, foi necessário que a Comissão Eleitoral determinasse uma força-tarefa para confecção de novas cédulas de votação. “Fomos pegos de surpresa. Esperávamos umas 10 mil pessoas, mas mais de 30 mil compareceram. Estamos tentando, a apuração está ocorrendo, mas muito lenta”, destacou nesta manhã Celso José Santos, presidente do CMDCA.

Neste momento, a comissão eleitoral está reunida no TRE-MS, onde decidirá que procedimentos tomar diante de tantos imprevistos. Segundo Santos, cerca de 40 pessoas fazem a apuração no recinto. A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) destacou que uma coletiva de imprensa para posicionar sobre o andamento da apuração e validade do pleito será realizada no fim da manhã desta terça-feira. O Jornal Midiamax acompanhará a entrevista.

Na tarde de ontem, o vereador Delegado Wellington (PSDB) formalizou à SAS pedido de anulação do certame. Porém, a decisão de suspender cabe apenas ao Poder Judiciário. A reportagem também acionou o MPMS (Ministério Público Estadual), responsável pela fiscalização das eleições, acerca de um posicionamento sobre o futuro da escolha dos novos conselheiros tutelares em Campo Grande e aguarda posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Bolsa Família retoma pagamentos de junho nesta segunda; confira o cronograma

Parada do Orgulho LGBT+ leva debate sobre envelhecer para ruas de SP

China condena ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã e pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Dupla faz emboscada e atira 11 vezes contra homem no Jardim Aeroporto, em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seleção com 22 vagas para nutricionistas encerra inscrições nesta segunda; confira

O salário previsto para a função de nutricionista é de R$ 4,5 mil

Esportes

Brasil no topo: invictos, times brasileiros surpreendem e deixam Europa ‘no chinelo’

Os quatro representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes terminaram a 2ª rodada liderando seus grupos

Política

CPI do Consórcio Guaicurus pode ter novas oitivas com especialista em mobilidade

Oitivas com dirigentes da empresa ao longo do mês atestaram que parte da frota de Campo Grande está velha e precisa ser trocada

Polícia

Sem capacete, jovem de 25 anos morre após colidir moto em caminhonete

Vítima recebeu primeiros atendimentos no Hospital Regional de Ponta Porã e, em seguida, foi transferido para Dourados