Com 30 dias de eventos e entregas de várias obras, a programação especial da Prefeitura de para celebrar os 120 anos da Capital será marcada por eventos culturais. A programação oficial foi lançada nesta quinta-feira (1º), em solenidade na Esplanada Ferroviária, que contou com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), com o governador de MS Reinaldo Azambuja (PSDB) e com todo o primeiro escalão do executivo municipal.

120 anos de Campo Grande serão comemorados com eventos culturais e entrega de obras
Foto: Marcos Ermínio | Midiamax

Durante o evento, Marquinhos destacou que a programação é reflexo dos recursos que vem da população.

“Estou cumprindo o meu papel como gestor, que é garantir que o emprego das verbas que vêm da população sejam empregadas com eficiência e eficácia. Não é nada mais que minha obrigação”, comentou.

Azambuja também discursou e destacou as parcerias entre Prefeitura e governo do Estado.

“Sozinho não se faz nada e acho que temos feito um bom trabalho, pois atuamos como gestores no pior momento do país”, destacou, anunciando que as parcerias devem permanecer.

14 de Julho, garota propaganda

O lançamento da programação oficial tem até slogan: “Campo Grande 120 – Melhor que ontem. Pronta pra amanhã”. Quem estampa a capa do folheto com a programação completa é a Rua 14 de Julho, que passa por revitalização em projeto conhecido como Reviva Campo Grande.

Sua inauguração, no entanto, é prevista apenas para novembro, segundo estimativa da Engepar, que executa a obra. Enquanto isso, a programação traz outros pontos importantes, como o lançamento da obra de readequação viária do conjunto de rotatórias das Avenidas Joaquim Murtinho, Eduardo Elias Zahran e Rua Ceará, além do lançamento da reforma dos terminais de Campo Grande.

120 anos de Campo Grande serão comemorados com eventos culturais e entrega de obras
Nova 14 de Julho estampa capa da cartilha com a programação oficial | Foto: Minamar Júnior | Midiamax

Figuram em inaugurações a entrega da 1ª etapa da pavimentação asfáltica no Jardim Anache, Jardim Botafogo e Jardim Belinatti, entrega de 500 abrigos de transporte coletivo, assinatura de ordem de serviço para implantação da praça do Jardim das Hortências e lançamento do programa Praça no Bairro e inauguração da nova Sedesc, no bairro Chácara Cachoeira.

A programação também contempla a inauguração da iluminação pública, com lâmpadas de LED, nas Avenida Duque de Caxias e Noroeste (Orla Morena), novos pontos de internet grátis, inauguração de unidades de saúde no Dom Antônio Barbosa e Zé Pereira, além da revitalização da Euler de Azevedo e entrega de um Emei na Nascente do Segredo, entre outros.

Habitação e Esportes

120 anos de Campo Grande serão comemorados com eventos culturais e entrega de obras
Autódromo de Campo Grande recebe mais uma vez o Stock Car | Foto: Divulgação

As programações esportivas ganham destaque na programação que contará, neste ano, com o Stock Car, Stock Light e Brasileiro de Marcas (10 e 11 de agosto, no autódromo) e etapa do Rally dos Sertões (22 a 24 de agosto) – cuja abertura terá show gratuito de Bruninho & Davi na Praça do Papa. Além disso, os Jogos Radicais Urbanos terão disputa de modalidades em diversos equipamentos de Campo Grande, como stand up paddle na Lagoa Itatiaia.

Em relação à habitação, está a realização do 2º Feirão Habita Campo Grande, a partir do dia 15 de agosto, na Cidade do Natal. Também serão sorteadas 500 unidades habitacionais em empreendimentos da Emha como Portal das Laranjeiras e Jardim Inápolis. A agência também entregará 400 certidões de regularização fundiária na Capital.

Cultura, comer e beber

120 anos de Campo Grande serão comemorados com eventos culturais e entrega de obras
Tradicional Festival do Sobá está na programação | Foto: Reprodução

São várias as atividades que vão explorar a gastronomia ao longo do mês de agosto em Campo Grande. Os destaques vão para mais uma edição do Festival do Sobá, evento tradicional da Capital, realizado na Feira Central.

Conhecida como corredor gastronômico, a Rua Bom Pastor, no bairro Vilas Boas, terá seu Festival Gastronômico. Vale lembrar, ainda, a realização do Festival Esplanada Cultural, que também contemplará apresentações de peças teatrais, feiras de artesanato e até a Comitiva de Chefs, no complexo Plataforma Cultural. Também na região da explanada, ocorrerá a 14ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas, na região da Esplanada.

Aniversário da cidade

No dia 26, data em que a Capital comemora os 120 anos de emancipação político-administrativa, a programação especial começará com a tradicional Corrida do Facho, seguida pelo Desfile Cívico. À tarde, será realizada a Marcha para Jesus, com partida do Centro da cidade.

Os detalhes da programação serão adicionados tão logo a Prefeitura disponibilizar a programação completa.