As equipes de combate às queimadas estão concentradas em três regiões no Pantanal, no Passo do Lontra, reserva Rio Negro e próximo ao Forte Coimbra. Para ajudar na comunicação, prejudicada com a queima da fibra óptica em Corumbá, o Exército monta uma base na região.

De acordo com o coordenador do Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de MS), tenente coronel Fábio Catarinelli, dos 35 bombeiros que seriam enviados pelo Distrito Federal, 8 chegaram a região no sábado (2), junto com o avião air tractor. “O restante dos bombeiros, 27, saem do DF na quarta-feira dia 6 pela manhã, para reforçar o combate aqui na região”, explicou.

Ao todo, a força-tarefa de combate aos incêndios conta com 120 homens, sendo 70 do Prevfogo do Ibama e 50 bombeiros, além de três aviões Air Tractor (dois do ICMbio e um do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso) e três helicópteros (Polícia Militar de MS, Ibama e Polícia Rodoviária Federal).

Combate a incêndios no Pantanal se concentra em três regiões
(Chico Ribeiro, Governo do Estado)

Além das equipes da Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros do , uma equipe do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e representantes do setor privado, ajudam no combate.

O tenente coronel informou ainda que o número de focos já aumentou novamente, mas não é possível mensurar ainda e até o sábado foram 122 mil hectares de área consumidos pelas chamas. Conforme o Governo do Estado, nesta segunda-feira (4) são 2.228, desses 2.088 (92%) estão concentrados em Corumbá, , e Porto Murtinho.

Vale lembrar que na sexta-feira (1°), o publicou no Diário Oficial da União, o reconhecimento da situação de emergência nos municípios de Corumbá, Bonito, Aquidauana e Miranda, atingidas pelos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

O decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Diz:“Art. 1º Reconhecer, em decorrência de incêndios em parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente nacionais, estaduais ou municipais”, diz o trecho.

Proibição

As queimadas controladas nas áreas do Bioma Pantaneiro, estão proibidas até o dia 30 de novembro, conforme resolução da Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), publicada no dia 31 de outubro no Diário Oficial do Estado.

A prorrogação da proibição segue a resolução conjunta SEMAC-IBAMA n. 01/2014, que proíbe a da queima controlada no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul em períodos específicos. A decisão é do secretário de Estado da Semagro e do Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA/MS.

“É importante a população respeitar a proibição e denunciar, nos órgãos competentes, quando presenciar uma situação de alguém colocando fogo em alguma área”, relatou o tenente coronel Catarinelli.

Combate a incêndios no Pantanal se concentra em três regiões
                                                             (Chico Ribeiro, Governo do Estado)

Apoio do exército

Além da base de comunicação, o Exército também dá apoio ao combate aos focos na região, com uma cozinha de campanha, reservatório de água potável. A base operacional ficará instalada na Fazenda Barranco Alto.

Clima

As condições climáticas são o fator chave para o avanço das queimadas na região. As temperaturas altas, umidade relativa do ar baixa, vegetação seca e os ventos dificultam o combate. De acordo com a a meteorologista Franciane Rodrigues, do (Centro de Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) deve chover na região a partir do dia 11 de novembro.

Além dos focos no Pantanal, equipe do Corpo de Bombeiros e do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) se mobilizam para uma ação preventiva no Parque Estadual das Várzeas do , no extremo Sul, na bacia do Rio Paraná, onde ocorrem focos em área situada na divisa do Estado com o Paraná.