Bernardo Figueiredo Rodrigues, de um ano e seis meses que está internado na UPA das Moreninhas desde sábado (16) com sintomas de varicela – popularmente conhecida como catapora, espera por uma vaga em um hospital de para tratar da doença e passar por exames mais detalhados e receber os medicamentos adequados.

Pediatras e clínicos gerais atenderam e diagnosticaram a criança durante o final de semana, mas indicaram que ela deveria ser transferida para um hospital, mas esbarram na falta de vagas nos leitos dos hospitais.

A mãe do bebê, Bianca Figueiredo Bogado, 21 anos e recepcionista, explica que um dos clínicos que passou para verificar a situação do menino disse que não tinha noção do que fazer ou dar para acalmar e que só a noite com o pediatra para tratar melhor do caso. Durante o dia, os enfermeiros é que prestam os devidos cuidados.

“Eles têm pouca medicação, a medicação que ele precisa provavelmente não tem aqui, porque eles só estão dando antibiótico para controlar a infecção e o dipirona para controlar a dor, mas mais do que isso, eles não têm acesso”, explicou.

Bianca ainda conta que a ferida está melhor, mas ainda persiste estar no corpo do seu filho e afirma que os pediatras estão preocupados. “Ele está com o corpo todo ferido, mas as feridas em si estão melhores, só que o pediatra está preocupado com a infecção que ele tem, mas eles não possuem recursos para saber de onde vem essa infecção. Eles detectaram por meio de exames de sangue, mas não sabem da onde está vindo”.

Em contato com a (Secretaria Municipal de Saúde), foi informado que a criança passou por uma nova avaliação na manhã desta segunda-feira (18) e foi refeita uma nova solicitação de transferência e aguarda um chamado dos hospitais, mas a secretaria alega que não há previsão por enquanto.

Varicela

A varicela ou catapora, como é popularmente conhecida, nada mais é do que uma doença altamente contagiosa causa pela infecção inicial através do vírus Varicela-Zoster (VVZ). Na criança, a doença provoca algumas erupções na pele que começam a ser formadas pequenas bolhas muito pruriginosas que acabam ganhando crostas e se tornando feridas.