Mais dez UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) passam a funcionar até às 19h, a partir desta quarta-feira (13). Com a ampliação, um total de 32 unidades da Capital passam a atender em horário estendido.

A estratégia municipal é incentivar que usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) busquem a Atenção Primária em vez dos atendimentos de emergência e urgência, oferecido pelas UPA (Unidades de Pronto Atendimento).

Segundo levantamento da (Secretaria Municipal de Saúde), cerca de 80% dos atendimentos feitos nas UPA poderiam ocorrer nas UBS e UBSF, o que resolveria o problema de superlotações e de demora nos atendimentos emergenciais.

“As UBS atendem à comunidade local. Todas as pessoas que possuem uma pequena gravidade de enfermidade ou enfermidades crônicas devem ser tratadas nelas. Na prática, o paciente tem uma febre baixa durante a noite. No outro dia, pela manhã, ele pode procurar uma UBS para investigar o que está gerando esta febre. Mesmo a consulta não estando agendada”, explicou o prefeito Marquinhos Trad, na última terça-feira (12) durante visita a uma unidade.

Segundo a Prefeitura, todas as unidades possuem escala para atender pacientes não agendados, já que os médicos destas unidades não têm quantidade mínima de pacientes, mas horário de plantão.

Funcionamento

Publicada nesta quarta-feira, a resolução que estende o horário de funcionamento resulta em 32, das 68 unidades, com horário estendido. Destas, 26 funcionam das 7h às 19h; Duas das 6h às 18h e cinco unidades das 7h às 17h, sem pausa para almoço.

Já as demais 35 unidades têm horário de funcionamento das 7h às 11h e 13h às 17h. A previsão é que até julho deste ano, todas as 68 unidades estejam em uma das três modalidades.

Confira abaixo a relação das unidades que tiveram o horário de atendimento ampliado:

Vila Cox, Azaleia, Jockey Clube, Oliveira II, Mata do Jacinto, Anhanduí, Indubrasil, Jardim Artártica, Cidade Morena e Sírio Libanês.

Já têm horário estendido em funcionamento:

UBSFs Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda, Vila Nasser, Santa Carmélia, Jardim Botafogo, Iracy Coelho , , UBS Guanandi, UBSF Serradinho, UBSF Tarumã, UBSF São Conrado, UBSF São Francisco, UBSF Estrela Dalva, UBS 26 de Agosto, UBSF Jardim Itamaracá, UBS Universitário, UBSF Ana Maria do Couto e UBS e UBSF Jardim Noroeste e as Clínicas da Família Nova Lima e Portal Caiobá.

(Com informaçõers da assessoria)