Com estoque baixo, Hemosul convoca doadores de sangue tipo O negativo
O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está convocando com emergência doadores de sangue do tipo O negativo. As outras tipagens estão com o estoque normal. De acordo com a gerência de comunicação do hemocentro, o sangue O negativo é usado quando não há tempo para descobrir a tipagem sanguínea de uma vítima […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está convocando com emergência doadores de sangue do tipo O negativo. As outras tipagens estão com o estoque normal.
De acordo com a gerência de comunicação do hemocentro, o sangue O negativo é usado quando não há tempo para descobrir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo.
Esta semana foram registradas 281 doações sanguíneas em Campo Grande, sendo 128 na segunda-feira (9) e 153 na terça-feira (10). Vale destacar que as doações podem ser feitas no Hemosul Coordenador e no Hospital Regional.
Vale destacar que o Hemosul é responsável pelo abastecimento de hospitais públicos e privados de todo o Estado, por essa razão a necessidade dos doadores comparecerem as unidades é imediata.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.
Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.
Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.
Já sobre a frequência de doação, doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, para as mulheres o intervalo mínimo é de três meses, podendo doar até três vezes durante o ano.
Serviço
HEMOSUL COORDENADOR
Av. Fernando Correa da Costa, 1304, Centro – Campo Grande/MS
Fones: (67) 3312-1500 3312-1517
Segunda à Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
HEMOSUL HOSPITAL REGIONAL – HRMS
Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, Aero Rancho – Campo Grande/MS
Fone: (67) 3378-2678
Segunda, Quarta e Sexta: 7h às 12h
Terça e Quinta: 7h às 17h
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.