Acontece neste domingo (6) as eleições para o em todo o país. Em , teve eleitores que acordaram cedo e enfrentaram a chuva que atinge a cidade nesta manhã para votar.

Na zona de votação na Joaquim Murtinho, na Avenida Afonso Pena, a mesária Rosyanne Nogueira Tabosa, disse que os portões da escola foram abertos pontualmente às 8h e que em seguida os eleitores apareceram. “O movimento está atendendo às nossas expectativas. Tem eleitores que estão se organizando para irem votar e isso é muito importante”, comentou com a reportagem.

Quem votou logo cedo foi Ione Vasconcelos, de 63 anos. Ao Jornal Midiamax a eleitora contou que apareceu na seção eleitoral logo nos primeiros horários na Profª Flora Guimarães Rosa Pires. “É importante as pessoas participarem, mesmo que o voto é facultativo”, disse.

Em outra zona eleitoral, mais distante do Centro, o movimento na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann era tranquilo. Um dos mesários, Pedro Henrique Camargo, pontuou que apesar do dia chuvoso, os eleitores estão comparecendo para votar. Cerca de 15 moradores já haviam votado em 1h30 de votação.

Locais de votação

Cerca de 80 candidatos estão concorrendo à vaga de conselheiro. A consulta do local de votação pode ser feita clicando aqui. Serão utilizadas urnas de lona nas 60 unidades escolares em todas as regiões da cidade. Os eleitores devem comparecer com documento de identificação com foto e título de eleitor.

Importância

Previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar desempenha um papel de extrema responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos.

O eleitor pode votar em apenas um dos candidatos. Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição correspondente às zonas eleitorais, podem votar nos candidatos a conselheiro, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo.