Com danças e desfiles, aldeia urbana celebra cultura indígena
Em comemoração a Semana da Consciência Cultural dos Povos Indígenas, instituída por Lei este ano em Campo Grande, a Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, no bairro Noroeste, promove apresentações de danças, artesanatos e comidas tipicamente indígenas, durante a manhã deste sábado (27). O evento tem apoio do projeto Escola de Mães Luz e Fundação Ueze Zarhan. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em comemoração a Semana da Consciência Cultural dos Povos Indígenas, instituída por Lei este ano em Campo Grande, a Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, no bairro Noroeste, promove apresentações de danças, artesanatos e comidas tipicamente indígenas, durante a manhã deste sábado (27). O evento tem apoio do projeto Escola de Mães Luz e Fundação Ueze Zarhan.
Com a participação da Orquestra Indígena Infantil, coordenado pelo maestro Matinelli, a manhã foi recheada de apresentações culturais, como a tradicional dança bate-pau e também o desfile para escolha da Miss Simpatia Indígena.
Para o capitão da aldeia, Deomar Candelário, projetos assim são de total importância para a comunidade. “É significante porque temos oportunidade de manter a cultura mesmo em áreas urbanas. Também para conscientizar que os indígenas são igualmente capazes de evoluir, levar harmonia e disciplina para as casas”, destacou.
A coordenado do projeto Escola de Mães Luz, Silvia Tavares, que trabalha na aldeia desde 2014, as ações promovidas pela Escola têm o objetivo de mudar a situação de sobrecarga das mulheres indígenas. “A mulher indígena era muito sobrecarregada, então nós trabalhamos com o empoderamento feminino, com a autoestima e valorização cultural”, explicou.
Valquíria Candelário, de 24 anos, acredita que são necessários projetos assim para fortalecer a cultura. “É importante manter a cultura indígena mesmo não estando na terra de origem. Tentamos manter a cultura em casa, mesmo não tendo espaço próprio. Esses projetos são importantes para as crianças não ficarem na rua, longe das drogas e do álcool”, pontuou. Na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro vivem 98 famílias, desde 2007.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bioparque divulga programação especial para dezembro
De terça-feira a sábado, ele funcionará das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Série de Ayrton Senna some do catálogo da Netflix; entenda o que aconteceu
Inesperadamente, a Netflix removeu a série Senna do catálogo de diversos países – incluindo no Brasil; saiba o que aconteceu
Edital seleciona projetos para oficinas de artesanato
Inscrições poderão ser feitas de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025
Richarlison e Amanda Araújo anunciam sexo e nome do filho: “Muita gratidão”
Richarlison e Amanda Araújo realizaram um Chá Revelação e descobriram o sexo do primeiro bebê que estão à espera; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.