Estudantes que desejam começar uma faculdade por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) poderão a partir de quarta-feira (30) consultar as bolsas disponíveis e instituições participantes do processo seletivo para o primeiro semestre deste ano. As inscrições começam na quinta-feira (31).

No total, esta edição do programa oferece 243 mil bolsas. Em MS, serão ofertadas 2,8 mil  bolsas, sendo 1,6 mil integrais e 1,2 mil parciais. Participam do ProUni, neste semestre, 1,2 mil instituições de educação superior. Desde a criação, em 2005, é a maior oferta de vagas da história do programa.

Podem se inscrever, estudantes brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa exige pontuação mínima de 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação. Para concorrer às bolsas parciais, com desconto de 50% no curso, a renda familiar bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Já para bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Os estudantes devem também preencher uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou particular, como bolsista integral da própria escola; portador de deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. No último caso, não é necessário a comprovação de renda.

As inscrições acabam no dia 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília).