O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu o prazo de 30 dias para o munícipio contratar novos pediatras para atuarem no CEI (Centro de Especialidade Infantil). O objetivo, conforme a promotora de justiça Filomena Fluminhan é diminuir a fila de espera para atendimentos.

“Conforme o relatório de fevereiro deste ano, 1.497 pacientes aguardam atendimento na neurologia pediátrica. Para cirurgias, a fila de espera é de 1.319, demandas como fonoaudiologia tem 1.116 crianças e adolescentes aguardando atendimento, além de psicologia (995) e otorrinolaringologia (813)”.

Conforme a promotora, o CEI, não tem a quantidade necessária de funcionários para atender a demanda e fazer com que a fila de espera, ande. “Também pedimos que o município não só disponibilize, mas há oferte o aumento dessas consultas e atendimentos, aí a fila vai seguir seu fluxo natural que é cada paciente ser submetido a seus exames específicos, de acordo com as orientações e prescrições médicas”, diz.

O pedido da promotora é que, em caso de descumprimento, seja fixada multa diária de R$ 50 mil. “Nós sempre primamos pela conversa e bom censo. Ingressamos com essa ação na data de ontem porque já exaurimos todas as possibilidades e vias de consenso”.