Clínica da Família: Unidade do Portal Caiobá vai beneficiar 16 mil pessoas em 10 bairros

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) inaugurou nesta terça-feira (12) a segunda unidade da Clínica da Família em Campo Grande, no bairro Portal Caiobá. Considerada um novo modelo de atendimento na Atenção Primária, a clínica faz parte de uma estratégia para melhorar a eficiência da cobertura não-emergencial na Capital, conforme estabelece o Ministério da Saúde. No […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) inaugurou nesta terça-feira (12) a segunda unidade da Clínica da Família em Campo Grande, no bairro Portal Caiobá. Considerada um novo modelo de atendimento na Atenção Primária, a clínica faz parte de uma estratégia para melhorar a eficiência da cobertura não-emergencial na Capital, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

No local, são três equipes de saúde da família, composta por 47 profissionais, que atenderão em diversas especialidades como pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Os atendimentos funcionarão durante a semana, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a unidade contará com 3 médicos, 3 enfermeiros, 3 odontólogos, 1 farmacêutico, 1 assistente social, 1 gerente, 3 auxiliares em saúde bucal, 6 técnicos de enfermagem, 4 assistentes administrativos, 17 agentes comunitários de saúde e 5 agentes de saúde pública.

A nova unidade abrange os bairros Portal Caiobá I, Rancho Alegre I, Rancho Alegre II, Rancho Alegre III, Rancho Alegre IV, Residencial Bela Laguna, Lagoa Park, São João da Lagoa, Serra Azul e Ouro Verde, totalizando mais de 16 mil pessoas na área de cobertura.

Eficiência

Clínica da Família: Unidade do Portal Caiobá vai beneficiar 16 mil pessoas em 10 bairros
(Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

A unidade do Caiobá da Clínica da Família é a segunda a entrar em funcionamento em Campo Grande. De acordo com o titular da Sesau, a expectativa é que ainda em 2019 haja um total de seis unidades em funcionamento, uma em cada distrito sanitário, com exceção da região central.

“A Clínica da Família é um modelo de excelência na Atenção Primária de Saúde, que faz a diferença nas áreas atendidas. Nelas, a metodologia de atendimento é diferenciada e visa melhorar a eficiência, como o horário estendido”, explica.

De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), eficiência em saúde passa por uma atenção primária fortalecida, de forma que o setor cubra 90% dos atendimentos em saúde. Atualmente, em Campo Grande, a cobertura no segmento é estimada em 60%, com estimativa de que até 2020 o número chegue a 70%.

“Os profissionais que vão ficar nesta unidade terão comprometimento. Eles não estão nesta área obrigados, foi uma escolha deles, então esperamos que a qualidade do atendimento seja um diferencial”, destaca Marquinhos Trad.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados