Enfim um alívio para a região do Pantanal: a chuva que chegou à região na madrugada desta sexta-feira (8) ajudou a controlar os focos de incêndio que atingiam o bioma há dias. Nesta manhã, os Bombeiros ainda fazem o sobrevoo da região, mas uma das regiões mais afetadas, o Passo do Lontra, já teve o incêndio controlado.

Até a quinta-feira (7), os Bombeiros estavam concentrados principalmente no Passo do Lontra, com 169 militares, e na reserva do Rio Negro, com 44 militares. O tenente-coronel Fernando Carminatti explica que ainda falta verificar a situação na região do Rio Negro, mas que por enquanto, o panorama é de que os incêndios foram extintos com ajuda da chuva.

“[Até agora], temos de prognóstico que não tem mais focos de incêndio na região. Só falta confirmar o Rio Negro, onde ainda faremos o sobrevoo”, diz.

O sargento André Marti, do de , explica que mesmo com o alívio nos incêndios, os bombeiros continuam de prontidão. “A vegetação ainda está seca, somente as chuvas contínuas podem mudar essa situação. [A chuva] aliviou, mas não é o suficiente para desmontar as equipes”, explica. Segundo o sargento, a chuva ajudou a eliminar os focos de incêndio, mas os incêndios podem voltar com as altas temperaturas. Conforme dados da Estação Meteorológica Uniderp, o volume de chuva registrado em Corumbá foi de 4mm.

Mato Grosso do Sul recebeu um novo reforço para ajudar no combate contra os focos de incêndios que atingem a região do Pantanal. Na quarta-feira (6), cerca de 31 militares do Corpo de Bombeiros do retornaram para o Estado e foram direcionados a Corumbá. A estimativa é de que 173 mil hectares do bioma já foram destruídos pelas chamas.

Falha na internet

Depois de um incêndio romper o cabo de fibra ótica, a região de Corumbá, a 425 km de Campo Grande, continua com problemas com a . A Oi informou ao Jornal Midiamax que a internet fixa em Corumbá ainda está sendo afetada por conta dos incêndios. Com o rompimento dos cabos em vários lugares, as equipes ainda trabalham para fazer a substituição. A telefonia fixa e móvel não foi afetada.