Todo mundo tem uma forma de demonstrar as paixões. Glauber da Rocha uniu as boas lembranças com os lugares que ama em e decidiu transformar sua fascinação pela Cidade Morena em um livro de poesias.

Intitulado de “Pelas ruas de tua cidade, ó morena!”, o material cita de forma romântica os principais pontos turísticos da Capital e convida o leitor a um passeio pelas ruas do município através das palavras.

Nascido em Dourados, Glauber se mudou para Campo Grande com a mãe quando tinha 12 anos e colecionou na memória, durante muitos anos, momentos rotineiros de todo adolescente.

Apesar de passarem despercebidas para a maioria, o jovem captava as situações cotidianas e as reunia em um caderno de pensamentos. O material, que guardava lembranças do dia-a-dia na Cidade Morena, ficou guardado por uma década na gaveta até ser publicado.

“Comecei escrevendo sobre as lembranças que rondavam minha cabeça como a do trilho do trem na Duque de Caixa e os dias que eu andava 10 quadras até o ponto de ônibus para ir para a Vila Alba. Escrevia sobre os pipoqueiros que ficavam na rodoviária antiga, sobre os pombos, sobre todas as cenas.”

O escritor revela que cenários bem conhecidos por moradores e turistas não podiam ficar de fora. O pôr do sol de Campo Grande foi, claro, umas das principais inspirações para o professor. Mas é no Parque das Nações Indígenas que Glauber renova as energias.

“O Parque tem bastante espaço e é o local que a gente sente mais paz, onde muitas pessoas vão para ver a beleza e fugir da correria do dia a dia.”

Atualmente, com 37 anos, o escritor é formado em pedagogia e trabalha como professor de apoio aos estudantes com autismo. O apego por Campo Grande fez Glauber criar raízes e ser uma das mãos que constroem, dia após dia, uma cidade melhor para as próximas gerações.