Cotidiano

Cartazes em ciclo faixa alertam para atenção redobrada em trecho da Via Park

Na nova ciclofaixa que dá acesso à Via Park, em Campo Grande, inaugurada no dia 31 de agosto, a cada poste de energia elétrica, há pelo menos dois cartazes informativos com alertas aos condutores. ‘Ciclo faixa existente’, ‘respeite o espaço do ciclista’, ‘venha pedalar com a gente’, e outros avisos estão colados nos postes. Como […]

Cleber Rabelo Publicado em 13/09/2019, às 18h49

Foto: Leonardo de França
Foto: Leonardo de França - Foto: Leonardo de França

Na nova ciclofaixa que dá acesso à Via Park, em Campo Grande, inaugurada no dia 31 de agosto, a cada poste de energia elétrica, há pelo menos dois cartazes informativos com alertas aos condutores.

‘Ciclo faixa existente’, ‘respeite o espaço do ciclista’, ‘venha pedalar com a gente’, e outros avisos estão colados nos postes. Como a própria mensagem diz, a ideia é deixar os motoristas, motociclistas e outros condutores, atentos ao novo espaço para o tráfego de ciclistas.

Para o funcionário dos Correios, Nivaldo Viana Ramos, de 45 anos, mesmo em teste, a ciclofaixa é uma boa ideia, já que prestigia o ciclista e dá mais uma opção de espaço.

Cartazes em ciclo faixa alertam para atenção redobrada em trecho da Via Park
Mesmo com cartazes, ciclistas alertam para a atenção no trânsito (Foto: Leonardo de França)

“Eu uso minha bicicleta para ir e voltar do trabalho há três anos. Comecei a usar essa ciclofaixa e percebi que ainda não há total respeito por parte dos motoristas, mas, ao mesmo tempo, o ciclista tem que estar sempre atento ao trânsito. Certa vez, quase sofri um acidente em outra ciclovia”, conta.

Conduzindo um ciclo-elétrico, o mecânico Carlos Henrique Brasil, afirma que os condutores da Capital são ‘tranquilos’ e respeitam os ciclistas. “Claro que temos que conduzir as bicicletas com cuidado e consciência. Acho que esses alertas colocados nos postes de energia ajudam e contribuem para um trânsito mais seguro, com certeza.”

Trecho

Serão ao todo 2 km de ciclovia entre as Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso , se estendendo à  Antônio Maria Coelho até o cruzamento da rua Antônio Teodorowick. No dia 31 de agosto foi inaugurada 1 km de ciclofaixa.

A implantação da ciclovia é uma parceria da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande. A execução da obra vem do resultado de diretrizes emitidas através da compensação pela construção do Hospital da Cassems construído na região.

“É um presente pra Cassems fazer essa parceria entre as duas principais ruas da cidade e poder cumprir com essa diretriz de compensação pela construção do Hospital. Essas parcerias deveriam ser rotinas entre o ente público e privado. É um prazer imenso poder fazer parte de um pedacinho de comemoração dos 120 anos da cidade”, comemora Ricardo Ayache, presidente da Cassems.

Jornal Midiamax