Um dos hábitos mais frequentes entre os campo-grandenses é comprar aquele ‘refri' geladinho para acompanhar as refeições ou lanche. No entanto, essa mania deixou a Capital sul-mato-grossense em uma colocação nada bacana.

Conforme a pesquisa da Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico), é a sexta capital do país que mais consome refrigerante. Coincidentemente, ‘CG' também ocupa a 6ª colocação na categoria de moradores acima do peso no país.

Os moradores que participaram da pesquisa bebem refrigerante cinco ou mais vezes na semana.

A Capital sul-mato-grossense dica na sexta colocação tanto no público masculino, como no feminino. Entre os homens, Porto Alegre é a capital que mais toma a bebida do país, com 29% da pesquisa; seguido por Rio de Janeiro (24%), Goiânia (22%), Curitiba (22%) e Manaus com a mesma porcentagem de Campo Grande, 21%.

Entre as mulheres, Porto Alegre também aparece como a capital mais consumidora de refrigerante (18%). Seguido por São Paulo (16%), Cuiabá e Goiânia (15%), e Campo Grande aparece com 14%, empatado com Curitiba.

A pesquisa

O Vigitel é uma pesquisa telefônica realizada com maiores de 18 anos, nas 26 capitais e no Distrito Federal, sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Assim, entre fevereiro e dezembro de 2018, foram entrevistados por telefone 52.395 pessoas.