O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou decreto nesta sexta-feira (23) autorizando o emprego das Forças Armadas em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, além de realizar levantamento e combate a focos de incêndio em unidades de conservação e demais áreas verdes da Legal.

Áreas fronteiriças e terras indígenas também estão inseridos no decreto, conforme publicado no DOU (Diário Oficial da União) de hoje, as Forças Armadas visam implementar ações pela “Garantia da Lei e da Ordem” entre sábado (24) e o dia 24 de setembro.

Os militares poderão atuar também em outros locais a pedido do governador do respectivo estado onde estiver instalado. Todo o trabalho será feito em conjunto com as forças de segurança locais. Em Mato Grosso do Sul, tal atuação já foi definida em reunião do Exército com Ibama e Defesa Civil, segundo afirmou Reinaldo Azambuja.

A medida de Bolsonaro é tomada após o Governo Federal ser fortemente criticado tanto no Brasil quanto no exterior por ser incapaz de controlar a situação, que estaria devastando a natureza amazônica e também prejudicando a qualidade do ar.

Ministros convocados

Já no Diário de quinta-feira (22), com republicação na edição de hoje, todos os ministros de Estado foram convocados por Bolsonaro para tomarem, dentro de suas competências, “medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal”, visando sua preservação e defesa.