Nos últimos quatro meses os casos de dengue tiveram redução em Campo Grande, conforme boletim epidemiológico divulgado pelo SVE (Serviço de Vigilância Epidemiológica) da (Secretaria Municipal de Saúde), nesta quarta-feira (11).

Conforme o boletim, em maio foram registrados 6,9 mil casos notificados de dengue, em junho houve uma redução de 67%, com 2,2 mil casos, enquanto que em julho e agosto, as caíram para 585 e 156, com redução de 74% e 73%, respectivamente.

Ainda segundo a Sesau, de janeiro até 11 de setembro, foram registradas 38,5 mil notificações de dengue na Capital, sendo 8,7 mil confirmadas e oito óbitos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica registrou também a redução nos casos de zika (414) e chikungunya (215).

Sob controle

De acordo com o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, neste ano, a Capital enfrentou uma das maiores epidemias. Em março, por exemplo, foram registrados 9,6 mil casos de dengue.

Mauro destacou as ações de enfrentamento, aumento de pessoal, consumo de insumos, materiais e medicamentos que geraram um custo aproximado de R$ 27 milhões.

“Foi necessário um esforço muito grande e envolvimento de todos para que a gente pudesse enfrentar o cenário que encontramos. Conseguimos superar a de dengue e vamos nos manter vigilantes. Nós temos que fazer a nossa parte, mas é preciso a população esteja consciente do seu papel neste processo”, disse.