Os campo-grandenses contam com uma opção prática e inovadora para fazer o teste de HIV (vírus da imunodeficiência humana). O interessado pode retirar o kit de autotestagem no shopping do centro da Capital e ainda fazer o exame em casa. Por enquanto, a alternativa está disponível apenas para homens que fazem sexo com outros homens, maiores de 15 anos.

A iniciativa foi lançada oficialmente na segunda-feira (23), em . A Capital é a segunda cidade do País a integrar o projeto que iniciou em 2014 em (PR) e deve ser expandido para outros municípios. Ofertar a testagem é necessário para detectar precocemente o HIV e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e instituir rapidamente o seu tratamento.

A coordenadora da Rede de Atenção Especializada da (Secretaria Municipal de Saúde), Andreia Silva, esclarece que em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), contando com profissionais da saúde, para realizar o teste confirmatório, e em caso reagente ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários e poderá iniciar o tratamento no mesmo dia do diagnóstico.

“Quanto antes a pessoa descobrir soropositiva e iniciar o tratamento adequado, menor o dano causado pelo HIV no sistema imunológico. A pessoa em tratamento para o HIV com carga viral indetectável há mais de seis meses, não transmite o vírus por contato sexual. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV pode ser realizado apenas com um comprimido ao dia. Basta procurar o serviço de saúde”, complementa.

Como fazer o autoteste

Para pedir o kit de autotestagem, o interessado pode acessar o site ‘A Hora é Agora'. É só pedir o kit e retirá-lo no shopping Pátio Central. Assim, é possível fazer o teste em casa ou no lugar que se sentir confortável. O teste oral usado no projeto é validado para o uso no Brasil desde dezembro de 2018. É rápido, confiável, confidencial e a execução é simples.

As instruções para a autotestagem estarão disponíveis na bula do teste e em um link na plataforma que dará acesso aos vídeos demonstrativos sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.

Serviço

Os kits de testagem podem ser retirados no Pátio Central Shopping, na rua Mal. Candido Mariano Rondon, 1380, Centro, Campo Grande. Os kits podem ser retirados de segunda a segunda, das 8h às 19h.

O local para realizar exame confirmatório é o CTA, localizado na rua Anhanduí, 353, Vila Carvalho, Campo Grande.