As ferramentas que você precisa para iniciar um negócio de comércio eletrônico

O mercado de comércio eletrônico está em pleno desenvolvimento graças às múltiplas plataformas que facilitam a criação de lojas online. No entanto, é preciso ter habilidades em diversas áreas (logística, comunicação SEO, gerenciamento de clientes, etc.). Somente assim você poderá se destacar e atrair um número cada vez maior de clientes. Portanto, se você está […]

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O mercado de comércio eletrônico está em pleno desenvolvimento graças às múltiplas plataformas que facilitam a criação de lojas online. No entanto, é preciso ter habilidades em diversas áreas (logística, comunicação SEO, gerenciamento de clientes, etc.). Somente assim você poderá se destacar e atrair um número cada vez maior de clientes. Portanto, se você está com a ideia de abrir uma loja online, leia o nosso guia para evitar os obstáculos que surgirão durante a criação de um site de comércio eletrônico.

 

Escolha um produto para vender 

O primeiro passo na criação do seu negócio de comércio eletrônico é: conheça os produtos que você deseja vender. Geralmente, essa é a parte mais difícil quando você deseja iniciar o seu negócio online. Depois de encontrar e avaliar a sua ideia de produto, você precisará saber onde e como irá obter ou adquirir seu produto.

Pense sobre o conceito e o design

Sua loja virtual deve ter um design bonito e ser adaptada aos seus objetivos. Ter um ou mais elementos diferenciadores é valioso se você estiver encarando um mercado concorrido. Será mais difícil e mais demorado, mas não será impossível. Toda a parte transacional deve ser bem estudada. Se você nunca ouviu falar de “UX Design”, então precisa se atualizar quanto a isto. Como qualquer experiência de usuário, se for simples, elegante e agradável, ela ajudará a reter seus clientes ou, pelo menos, eles terão uma boa impressão da sua loja virtual. É possível perder até 30% do tráfego devido a um design ruim e péssimas escolhas ergonômicas. Além disso, não esqueça de definir os elementos da sua identidade de marca em seu site. Se você ainda não os possui, pode usar serviços online, como o Logaster, para criar o seu logotipo e economizar tempo e energia.

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Crie uma loja virtual

Existem várias maneiras de fazer sua loja virtual. Obviamente, você pode fazer isso sozinho ou optar por passar prestadores de serviço. Tudo depende da complexidade do seu projeto e do tempo/orçamento disponível. O mercado de CMS para comércio eletrônico possui muitas soluções, contudo, não é fácil escolher a solução certa para o seu projeto. Existem muitas ferramentas que você pode usar para abrir uma loja online. De acordo com suas necessidades e seu conhecimento, você pode escolher plataformas como Wizishop, Oxatis, Prestashop, WordPress, Magento, etc. Algumas soluções fornecem o site de comércio eletrônico pronto para o uso, outras exigem conhecimento em CSS e HTML. Para constar, uma das plataformas mais populares para criação de loja virtual é o Shopify.

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Catálogo dos produtos 

O sucesso de um site de comércio eletrônico depende muito do seu catálogo de produtos. Os desafios são muitos: organizar referências, escrever descrições de vendas e otimizadas para SEO, tirar fotos de qualidade, otimizar o layout para maximizar as adições no carrinho, etc. Para aumentar a produtividade, você pode usar ferramentas online para criar e atualizar seus catálogos, por exemplo, Catalog Machine, Sumitomo e muitas outras. Nesta etapa, também é importante escolher o modelo correto de design, para que seus clientes se sintam confortáveis no site. Além disso, existem muitos modelos gratuitos para usar. Por exemplo, o Shopify oferece a criação de uma loja e ainda fornece temas para ela.

 

Processo de pagamento 

O pagamento online é a base para qualquer negócio. Esse método de pagamento oferece grande velocidade e principalmente flexibilidade na hora de pagar pelas compras online. Todos podem validar suas compras sem sair de casa. Para isso, o PayPal é uma das soluções líderes e permite que compradores e vendedores enviem ou recebam pagamentos online com segurança. Essa solução também permite que você pague com cartão de crédito sem precisar de uma conta. Além disso, o PayPal é o método de pagamento mais solicitado pelos clientes. Alguns deles estão prontos para desistir de seu carrinho se esse método de pagamento não for oferecido.

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Usar mídias sociais

Ainda é difícil determinar quais plataformas funcionam melhor em determinados mercados, especialmente quando você possui negócios de comércio eletrônico. Mas existe uma solução simples: diversifique e possivelmente reduza as plataformas que não funcionam bem. É como investir. Você espalha o risco e percebe quais opções permitem ganhar. Crie páginas do Facebook, Twitter, Pinterest. Distribua seu conteúdo nessas mídias e use ferramentas de análise para entender quais funcionam melhor. Além disso, você pode simplificar ainda mais esse processo – os serviços para páginas sociais liberam tempo para outras tarefas em seus negócios. Por exemplo, Hootsuite, Buffer, SocialOomph oferecem uma plataforma completa para gerenciar todas as suas redes sociais.  Mesmo que um funcione melhor que o outro, transmitir a sua presença nas redes sociais permite que todos os seus clientes se conectem à sua empresa. Quem sabe? Você pode ter apenas 100 seguidores no Facebook, mas talvez um deles seja seu melhor cliente. Se você remover essa presença no Facebook, corre o risco de perder essa pessoa.

Enfim, como você pode ver, abrir e gerenciar um negócio de comércio eletrônico não é difícil. Contudo, é necessário trabalho duro. Além disso, a falta de conhecimento e de habilidades técnicas podem contribuir para o fracasso. Tentamos lhe ajudar a escolher as ferramentas certas, mas você também precisará conhecer seus pontos fortes, atender às necessidades de seus clientes, definir expectativas realistas e seguir adiante.

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