Após o desabamento da ponte sobre o córrego Umbaracá, no anel viário de , a 297 quilômetros de Campo Grande, na noite desta segunda-feira (16), o prefeito Gilberto Garcia decretou situação de emergência no município.

De acordo com a publicação em seu perfil no Facebook, Gilberto disse estar decretando situação de emergência na cidade pelos estragos causados pela chuva.

Sobre a ponte, o chefe do disse que, possivelmente, os estudos realizados para a execução da obra subestimaram a violência da erosão existente naquela localidade.

Garcia alegou ainda que o trecho que desabou estava sendo monitorado pela secretaria de Infraestrutura. “Lamentavelmente, dentre outros danos causados, a ponte construída sobre a erosão do córrego Umbaracá foi inteiramente danificada, indicando possivelmente, que os estudos realizados para a sua execução, subestimou a violência da erosão que ali se encontrava por décadas. O local, por minha determinação, estava sendo monitorado pela secretaria de Infraestrutura. ”, escreveu.

Na publicação o prefeito ainda ressaltou que na manhã da segunda-feira, a vistoria não teria encontrado nenhum dano na estrutura. Além disso, Garcia destacou que notificaria a empresa que executou a obra e que os danos já seriam de conhecimento da (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

“Não vamos nos eximir de culpas, muito menos, cruzaremos os braços diante dos desafios. Buscaremos apoio imediato das esferas de governo para, o mais rápido possível, restabelecer o funcionamento da segunda alça do nosso contorno rodoviário”, concluiu o prefeito.