Segunda cidade em número de mortes pela no estado, pediu novas doses da vacina contra a ao Ministério da Saúde e à SES (Secretaria de Estado de Saúde). De acordo com nota divulgada pelo município, o pedido ainda não foi atendido e não há uma resposta se será possível ceder novas doses.

A Secretaria de Saúde de Corumbá justifica que desde o término do verão, inúmeros casos suspeitos são atendidos em prontos socorros, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de saúde. “Destes, quatro foram confirmados por exame laboratorial, sendo que três evoluíram para óbito”.

Dados do Boletim Epidemiológico da SES mostram que a primeira morte por Influenza na cidade foi registrada ainda em janeiro, quando um homem de 41 anos morreu com Influenza A H3N2. Em junho, pacientes voltaram a morrer com diagnóstico de gripe, desta vez a H1N1.

No dia 1° de junho, uma mulher de 36 anos morreu com H1N1 logo após o parto. Ela estava internada, quando o estado de saúde se agravou. No dia 9 de junho, uma mulher de 49 anos morreu, também com gripe H1N1.

“A Secretaria de Saúde está acompanhando todos os casos suspeitos no município, inclusive os que estão sendo tratados na rede particular”, diz. De acordo com a Secretaria de Saúde de Corumbá, em todos os casos suspeitos, o protocolo do Ministério de Saúde é seguido com a coleta do exame em até 7 dias do início dos sintomas, e o início do medicamento Tamiflu, dispensado ao paciente, se assim houver prescrição medica e indicação do uso, baseado no protocolo do manejo da Gripe Influenza.