AO VIVO: STF retoma julgamento sobre criminalização da homofobia
O STF (Supremo Tribunal Federal) julga, entre os temas da sessão desta quinta-feira (13), a ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) 26, que trata da omissão do Congresso Nacional em não editar lei que criminalize atos de homofobia e transfobia. A ADO está sob relatoria do ministro Celso de Mello. Já o MI (Mandado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) julga, entre os temas da sessão desta quinta-feira (13), a ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) 26, que trata da omissão do Congresso Nacional em não editar lei que criminalize atos de homofobia e transfobia.
A ADO está sob relatoria do ministro Celso de Mello. Já o MI (Mandado de Injunção) 4733, que também trata do tema, é relatado pelo ministro Edson Fachin. Ambos já apresentaram seus votos.
O voto de ambos foi para reconhecer a omissão legislativa e interpretar a questão conforme a Constituição Federal enquadrando atos de homofobia nos mesmos tipos penais previstos para o racismo até que seja criada legislação própria.
Na sessão, também integra a pauta ação questionando dispositivos do decreto presidencial 9.759/2019 que extingue colegiados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a partir de 28/6 deste ano. Poderão ser retomados ainda nesta tarde julgamentos sobre recursos relacionados à área da saúde.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Homem é ferido a tiro pelo atual marido da ex-esposa após discussão no bairro Centro Oeste
O homem recebeu atendimento e foi encaminhado para a Santa Casa onde permaneceu sob escolta policial
Youtuber engole 1,12 kg de molho de pimenta em 3 minutos por recorde no ‘Guinness’
O youtuber já quebraria o recorde se consumisse 300g do produto
Rayssa Leal comete erros e fica fora do pódio na etapa de Sydney da SLS
Não deu para Rayssa Leal na etapa de Sydney da Liga Mundial de Skate, a SLS. Com voltas abaixo do costume, a brasileira precisou apostar forte na série de manobras e até conseguiu boas notas e parecia que estaria no pódio, mas foi superada pela japonesa Funa Nakayama, que ficou em terceiro. A australiana Chloe…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.