De 18 a 21 de setembro acontece a 1ª de Arte “Minha Arte é Mais que Especial”, realizada pela Associação de Educação Especial Marcelo Takahashi (conhecida como Escola Especial Colibri). As obras estarão expostas na Galeria de Vidro da Antiga Estação Ferroviária e também serão comercializadas.

Os trabalhos realizados pelos próprios alunos da associação, foram feitos em cartolina e papel cartão e pintados com tinta guache. As pinturas terão valor mínimo de R$ 40 e máximo de R$ 150 incluindo moldura.

A instituição foi fundada em março de 1990 e atualmente atende 200 pessoas com deficiência intelectual entre crianças, adolescentes e adultos, nas vertentes educação, saúde e serviços social.

A professora de artes, Sharon Rogoski, é a idealizadora do evento e se emociona em dizer que, pela primeira vez, haverá uma exposição desses alunos. “Quase não existem ações voltadas para eles [deficientes intelectuais]. É a primeira vez que vejo uma como essa e sou suspeita em falar, mas está lindo. Eles estão muito felizes. Para nós que estamos na educação especial é gratificante em poder fazer esse trabalho”.

A arte traz muitos benefícios para uma pessoa especial, mas de acordo com a professora, a autoestima é a que mais se destaca. “Os alunos se identificam com a arte, se expressam sem precisar esconder sua deficiência. Muitos se queixam por serem diferentes, o preconceito ainda é grande”, afirma.

Com o nome “Minha Arte é Mais que Especial”, Sharon explica que escolheu esse título por se tratar de uma arte fora do comum e mostrar o quão bom eles conseguem ser, mesmo sendo diferentes. As obras, em sua maioria, são paisagens e animais do Mato Grosso do Sul. Os esboços dos desenhos foram feitos pela professora de artes e toda as pinturas foram preenchidas pelos alunos.

Serviço: 1ª Exposição de Arte “Minha Arte é Mais que Especial”, de 18 a 21 de setembro, na Galeria de Vidro da Antiga Estação Ferroviária. Entrada é gratuita e as obras serão comercializadas.