Nicolas dos Santos Sá, aluno do 8º ano da Escola Municipal Imaculada Conceição, foi classificado a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa que acontece até sexta-feira (25) em São Paulo (SP). A escola onde o jovem estuda fica localizada no Jardim Batistão em . A Olimpíada contou este ano com pelo menos 100 mil inscritos.

O evento é organizado pelo Ministério da Educação junto com o Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Cenpec (Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Com orientação da professora Elaine Darnizot, Nicolas viaja para São Paulo nesta quarta-feira (23), para participar de oficinas de produção de textos e aulas em espaços culturais. Nicolas foi classificado com a crônica “Manoel e o vendedor de bugigangas”, que passou pela etapa escolar, municipal e estadual, classificando-se para a fase regional, concorrendo, agora, a uma vaga na semifinal com estudantes de todas as regiões do Brasil.

“É a primeira vez que participo e sou classificado. Eu gosto de escrever a depois que começamos aprender sobre crônica eu fiquei estimulado a ler mais”, disse.

Entre as crônicas que leu e que influenciaram seu texto está “Cobrança”, escrita por Moacyr Scliar. “Não tive dificuldade de entender o conteúdo porque ela explica muito bem”, diz a professora.

A professora Elaine Darnizot trabalhou o gênero com turmas de 8º e 9º anos da escola e explica que utilizou o material de apoio disponibilizado pela equipe do concurso.  “A expectativa é muito grande porque é a conclusão de um trabalho. Trabalhamos com oficinas de textos e eles leram muitas crônicas, inclusive de outros semifinalistas. Acredito que vamos conseguir passar para a final porque o texto dele está bem escrito, mas já é um ganho para todos nós”, concluiu.

Concurso

As inscrições para a sexta edição do evento, que é um concurso de redação de textos voltado para alunos do 5º ano do ao 3º ano do Ensino Médio, aconteceram no primeiro semestre. Ao todo, mais de 34 mil escolas e 65 mil professores da rede pública estadual e 4.740 redes municipais foram representados na Olimpíada.

O tema da competição deste ano foi “O lugar onde vivo” e os alunos concorrem em cinco categorias, dependendo do ano em que estudam: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

As comissões julgadoras estaduais avaliaram e selecionaram as 443 produções semifinalistas de todo o Brasil. Cada um dos 26 estados mais o contam com vagas garantidas na etapa semifinal.

A homenageada desta edição é a escritora mineira Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura brasileira. (Com informações da assessoria)