O Carnaval está aí e com ele surge a dúvida sobre como devem funcionar os comércios e serviços em . Os dias de folia não são considerados feriado municipal, mas ainda assim, as lojas têm a data como ponto facultativo e cada empresário pode optar se irão abrir as portas ou não. Além disso, a Prefeitura de Campo Grande também adota a data como ponto facultativo. Quer saber como funcionam as lojas, shoppings e serviços na Capital? Confira a lista:

Supermercados

Os supermercados de Campo Grande devem funcionar normalmente mesmo na terça-feira de Carnaval (5) e na manhã da quarta-feira de cinzas (6), conforme informações da AMAS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados). “Nas cidades do interior do Estado, cada supermercadista deverá se atentar ao que estiver previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) de seu respectivo município e se há previsão em lei municipal”.

Comércio

Já é um costume entre os comerciantes do centro da Capital abrir as lojas na segunda-feira de Carnaval (4) e fechar na terça-feira (5). Geralmente, os comerciantes só retomam o expediente na quarta-feira (6), após o meio-dia. De acordo com a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), não é uma regra, pois o feriado de Carnaval funciona como um ponto facultativo, ou seja, cada empresário decide como vai operar.

Já as grandes lojas de rede do centro, como Casas Bahia e Pernambucanas, costumam operar em regime diferenciado, informou a ACICG. “Uma dica super válida é o consultar o funcionamento da loja de preferência antes de sair de casa”.

Shoppings

Shopping Campo Grande

Para quem quer dar um ‘rolê’ nos shoppings, é bom ficar atento ao horário de funcionamento. Na segunda-feira (4), o horário será normal, das 10h às 22h. Na terça-feira (5), as lojas satélites e quiosques abrem das 13h às 19h. A Praça de Alimentação funcionará das 10h às 20h. As lojas âncora abrem das 11h às 20h.

Já na quarta-feira de cinzas (6), as lojas, quiosques e âncoras abrem das 12h às 22h. Praça de alimentação e serviços de lazer funcionam das 10h às 22h.

Shopping Bosque dos Ipês

No Shopping Bosque dos Ipês, as lojas abrem em horário normal na segunda (4), terça (5) e quarta-feira (6), das 10h às 22h.

Shopping Pátio Central

Na sexta-feira (1) e no sábado (2), o shopping abre no horário normal nas lojas: das 8h às 19h. A praça de alimentação fica aberta até as 21h. Na segunda-feira (4), as lojas funcionarão das 8h às 18h. Na terça-feira (5), o shopping fecha e só retorna o atendimento às 10h da quarta-feira (6).

Haverá programação para o Carnaval no Pátio Central, com oficinas gratuitas na segunda-feira (4): Decoração de máscara de Carnaval, das 8h às 12h e Instrumentos Percussivos, das 14h às 18h. As atividades são gratuitas.

Shopping Norte Sul Plaza

Na segunda (4) e terça-feira (5) o shopping abre às 10h e fecha 22h. Na quarta-feira (6) funciona entre o meio dia e 20h. A exceção é a praça da alimentação, que funciona das 11h às 20h.

Serviços Públicos

A Prefeitura decretou ponto facultativo o expediente da segunda (4), terça (5) e quarta-feira (6) – sendo que na quarta, apenas até as 13 horas. A Câmara Municipal não funciona na sexta-feira (1) e volta apenas às 13 horas da quarta-feira de cinzas (6).

A Assembleia Legislativa de Campo Grosso do Sul tem ponto facultativo na segunda (4), terça (5) e na manhã de quarta-feira (6). Quanto ao MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), também não haverá expediente na segunda (4), terça (5) e quarta (6). O poder judiciário só retorna na quinta-feira (7).

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4) e na terça-feira (5). Na quarta-feira de cinzas (06), os bancos abrirão a partir do meio-dia, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso do Sul.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Serviços de Saúde

Os CRSs (Centros Regionais de Saúde) 24 horas e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que funcionam normalmente neste feriadão. A Capital possui quatro CRS localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Coleta de lixo

De acordo com a Prefeitura, o serviço de limpeza da cidade e coleta de lixo domiciliar funcionam normalmente neste feriado de Carnaval.

Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Piratininga

Rua Nove de Julho, 705 – Piratininga (3323-6700)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua , Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)