A Prefeitura de , através de uma ação da Secretaria de Saúde, destinou na manhã desta quarta-feira (30), cerca de 46 toneladas de pneus em desuso que estavam armazenados na central de coleta no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Segundo a prefeitura, a prática vem trazendo bons resultados para o município com a participação dos proprietários de borracharias e oficinas que são orientados sobre a importância do correto descarte de pneus.  O transporte foi realizado pela empresa Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Lúcio Roberto Tolentino, a preocupação do governo municipal é de evitar que os pneus sejam jogados em lotes baldios, beiras de estradas e cursos d'água, pois podem acumular água e se tornarem criadouro do mosquito , — transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O encaminhamento de pneus para a reciclagem representa a eliminação de centenas de focos dessas doenças. Todos os estabelecimentos como borracharias, bicicletarias e demais empresas que trabalham com este ramo estão cientes do depósito para a destinação correta dos materiais inservíveis”, declara o diretor.

A Central de recepção de pneus da prefeitura está localizada no Centro de Controle de Zoonoses. Novas retiradas já estão programadas para o próximo mês.

Luta contra a Dengue é prioridade

O Governo de Nova Andradina solicita à população que denuncie possíveis focos do Aedes, para que as equipes de saúde possam vistoriar os locais. As denúncias podem ser feitas na Vigilância em Saúde, pelo telefone: (67) 3441-4080 ou no CCZ, pelo telefone 3441-4715. (Assessoria)