VÍDEO: Moradores registram fumaça de queimada que invadiu condomínio em Campo Grande

A chuva que caiu em boa parte de Campo Grande, na tarde deste sábado (15), não foi suficiente para apagar um foco de queimada no Jardim Carioca, nas imediações da Base Aérea de Campo Grande. Uma forte cortina de fumaça invadiu um condomínio localizado na rua Coronel Athos da Silveira. Os moradores registram imagens do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A chuva que caiu em boa parte de Campo Grande, na tarde deste sábado (15), não foi suficiente para apagar um foco de queimada no Jardim Carioca, nas imediações da Base Aérea de Campo Grande. Uma forte cortina de fumaça invadiu um condomínio localizado na rua Coronel Athos da Silveira.

Os moradores registram imagens do incêndio. Um dos vídeos encaminhados ao Jornal Midiamax, pelo leitor Marcos Smoliakmostra os moradores jogando água no muro do condomínio, que faz divisa com a área que estava sendo queimada, para diminuir a temperatura. A fumaça fez crianças abandonarem as brincadeiras, pois era inviável ficar nas ruas do condomínio.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para ir ao local, pois a chuva não foi suficiente para acabar com o incêndio.

Como medidas preventivas aos incêndios, o Corpo de Bombeiros militar recomenda

  • Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
    A capina de terrenos deve ser sem uso do fogo.
  • Reduzir o uso de embalagens de produtos diversos, reduzindo a quantidade de lixo na natureza.
  • Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
  • Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais( Lei Federal nº 9605/98).

Nos casos em que não seja possível evitar o surgimento do fogo, um combate especializado será necessário no local, neste caso, aquele que presenciá-lo, deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193, permanecer calmo e identificar-se, informando o endereço correto e pelo menos um ponto de referência aguardando na linha até que todas as informações sejam registradas.

Em casos de ocorrência de fogo em terrenos sem autorização ambiental e com autor conhecido, aqui no município de Campo Grande-MS, o caso deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (Decat) no telefone 3368-6144 ou através do telefone 156 – Semadur – Departamento de parques e áreas verdes. Os bombeiros também devem ser acionados pelos 193 para combater as chamas.

Conteúdos relacionados