por Wendy Tonhati e Mylena Rocha

Após a decisão que suspendeu a atuação de empresas credenciadas para realizar as vistorias veiculares, o movimento foi intenso na manhã desta quarta-feira (26), no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Houve a formação de filas de veículos dentro do órgão e espera foi de até duas horas para a realização do procedimento.

O órgão não permitiu a entrada do Jornal Midiamax no local. Segundo motoristas, para organizar a situação, os veículos foram divididos em filas: carro, motocicletas e caminhões. A demora maior foi para a categoria dos carros, com espera entre 1h30 e 2 horas. Porém, um motociclista relatou ao ter ficado cerca de três horas na fila da vistoria.

O despachante Vanilton dos Santos, 47 anos, ficou 1h30 esperando e reclamou de o Detran-MS funcionar somente no período da manhã. “Se a pessoa tiver dois carros para vistoriar, já não vai conseguir em um dia. Não gostei dessa mudança, se pelo menos fizesse o dia inteiro já era um ganho. Só o Detran-MS pode fazer e eu perco a minha manhã de trabalho aqui esperando a fila”, protesta o despachante.

O motorista de Uber, Fernando Mendes, 26 anos, passou duas horas na fila. Ele disse que nem sabia da mudança, pesquisou e viu que no Detran era maia barato, logo não se importou com fila. “Ia sair mais caro no despachante. Tem que separar um dia para fazer, mas pelo menos eu pago menos”, comenta.

Entre os motoristas, teve quem não gostou da mudança preferia até pagar mais na vistoriadora para evitar as filas. Um motorista, que preferiu não se identificar, relatou ter esperado por uma hora. “Acho que atrapalha. Gostaria de fazer na vistoriadora porque seria mais simples e rápido”.

VÍDEO: Após mudanças, vistorias no Detran-MS têm filas e espera de pelo menos 2 horas
Para caminhões, a fila não foi demorada. (Foto: Marcos Ermínio)

O mecânico Anderson Felipe, 20 anos, foi ao local realizar a vistoria na motocicleta. Ele relatou ter esperado por três horas, entre 7 horas e 10 horas. “Na vistoriadora, é 30 minutos. Preferia fazer em uma empresa para perder menos tempo”, diz.

Outros motociclistas e donos de caminhões não permaneceram tanto tempo na fila. O bombeiro Miguel Greff, 41 anos, fez vistoria na motocicleta. Ele disse ter esperado apenas 20 minutos. “Está tranquilo, o mesmo das outras vezes que vim ao Detran”, comenta.

VÍDEO: Após mudanças, vistorias no Detran-MS têm filas e espera de pelo menos 2 horas
Para alguns motociclistas, vistoria foi rápida. Outros, enfrentaram fila de até 2 horas. (Foto: Marcos Ermínio)

A dona de casa Gertrudes Costa, 40 anos, fez a vistoria em seu caminhão e disse ter sido atendida em 30 minutos. “Os carros esperam mais. A fila para caminhão não era tão grande”, diz.

Decisão

O Detran-MS foi proibido pela Justiça desde sexta-feira (21) de entregar para empresas privadas a vistoria, registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos. A decisão atende pedido do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) após novos flagrantes levados ao público pelo Jornal Midiamax colocarem sob suspeita a eficiência das credenciadas e o trabalho de fiscalização da Corregedoria de Trânsito no órgão.

Segundo a liminar, concedida pelo juiz David Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos, o diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka, deve ser intimado pessoalmente e pode ser responsabilizado com multa diária, caso não cumpra a determinação da Justiça sul-mato-grossense.

A Ação Civil Pública, proposta pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, citou reportagem veiculada pelo Midiamax como prova do ‘perigo de dano’ que manter a atuação das vistoriadoras credenciadas, mesmo após inúmeras denúncias, representa para a população. A reportagem flagrou, em vídeo, um veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho

Na terça-feira (25) os pátios das credenciadas já estavam vazios e portões de algumas permaneceram fechados. Uma das vistoriadas estampou uma faixa informando os clientes de que o serviço está suspenso temporariamente.