Ventania passou dos 100 km/h em cidade de MS, mas não chegou à classificação de tornado
A ventania que atingiu Itaporã – cidade a 225 quilômetros de Campo Grande – registrou rajadas de vento de até 106 km/h, mas não chegou a ser classificada como tornado. De acordo com a especialista em meteorologia do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) Franciane Rodrigues, em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ventania que atingiu Itaporã – cidade a 225 quilômetros de Campo Grande – registrou rajadas de vento de até 106 km/h, mas não chegou a ser classificada como tornado. De acordo com a especialista em meteorologia do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) Franciane Rodrigues, em ventos de até 119 km/h, o evento meteorológico é chamado de “vento tempestuoso ou vendaval muito forte”, seguindo a Escala de Beaufort, padrão de classificação da Defesa Civil Nacional.
Segundo Franciane, a escala é de suma importância para comparar a velocidade dos ventos com possíveis eventos já catalogados, mas não poder ser a única avaliação para definir se é um tornado.
“Houve ventos muitos fortes com acumulados significativos na região, conforme estação Meteorológica da Semagro/INMET. Porém, segundo a Defesa Civil do município, não há relatos de estragos, a não ser o alagamento no centro da cidade, que ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, é normal quando chove muito na região. Não há, na escala, enquadramento para “tornado” nesse evento, e sim, uma condição de tempo severo apenas. Para ser classificado como “tornado” são necessárias mais informações e outro fatores”, explica a especialista.
Os ventos fortes ocorridos entre às 12h e 13 horas, da última terça-feira (23), chamaram a atenção e, rapidamente, passaram a serem chamados de tornado em redes sociais.
Ainda na terça, o meteorologista da Estação Meteorológica Uniderp, Natálio Abrahão Filho, afirmou que embora o evento tivesse características de tornado, ainda seria necessário ter a análise da rotação do vento para confirmar se era um “tornado de fraca intensidade”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.