Uma mulher que teria sido presa no bairro Moreninhas por matar cachorros e vender espetinhos feito com a carne dos animais. Ela seria a maior fornecedora de espetinhos da cidade e região. A data não é precisa, nem o nome da acusada ou mesmo o boletim de ocorrência que registrou a prisão.

Mulher foi mesmo presa nas Moreninhas por vender espetinho de cachorro?
Suposta fornecedora de carne de cachorro para espetinhos. Não se sabe origem da foto (Reprodução/WhatsApp)

Para reforçar a notícia, que ganhou corpo nos grupos de WhatsApp, uma imagem impactante de cães pendurados em alças como se estivessem em açougues. Fotos de pedaços de carne espalhados pelo chão de uma casa e de um cão morto tendo o couro retirado. Por fim, a imagem de uma mulher negra sendo presa, com policiais militares ao fundo.

Todos os elementos desta denúncia fazem com que chegue a tremer o dedo de compartilhar a mensagem ao maior número de pessoas possível. Mas, é que tem um detalhe: a notícia é mais falsa que nota de três reais. E, mesmo assim, circulou em , nos últimos dias, como se fosse verdade absoluta.

A reportagem, que diariamente monitora as ocorrências criminais da cidade e do Estado, não encontrou qualquer vestígio de prisão decorrente de “venda de carne de cachorro”, “maus tratos contra animais” ou coisa do tipo nos últimos dias, conforme alardeia a mensagem.

Mas, nem era preciso ir tão longe: as imagens compartilhadas fazem parte de um boato antigo que só muda de endereço e que ressurge de tempos em tempos.

Mulher foi mesmo presa nas Moreninhas por vender espetinho de cachorro?
Será que a mesma mulher foi rpesa em várias cidades do Brasil? (Reprodução)

Campo Grande não foi o único alvo do falso boato. Há registros jornalísticos do mesmo suposto fato em diversas cidades do Brasil, bem como um bom artigo do portal E-Farsas, especializado em desvendar boatos na Internet, que explicam tim-tim por tim-tim porque não existe mulher presa por matar cães e vender a carne em cidade alguma do Brasil.

Segundo o portal, as fotografias nem sequer foram tiradas no Brasil. A dos animais pendurados pelo focinho é de 2013, tirada no Vietnã. Já a que traz carne espalhada pelo chão diz respeito a boato semelhante na Índia em… 2017. Já a do cão sendo tendo o couro retirado é bem antiguinha, pelo menos desde 2015 circula na web. Ou seja: o boato é, sem dúvidas, falso!