A pesquisa PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira mostra que o desemprego em Mato Grosso do Sul atinge 8,4% da população em idade produtiva, um crescimento de 1,1% em relação ao último trimestre de 2017, quando o índice batia 7,3% da população.
A pesquisa mostra que um terço dos jovens brasileiros (18 – 24 anos) está desempregado. O índice vem aumentando: no último trimestre do ano passado 24% dos jovens estava fora do mercado de trabalho, no primeiro trimestre desse ano o índice saltou para 28,1%.
Com relação à raça, o PNAD mostra que 64,2% da população desocupada no país é de pessoas pretas ou pardas.
Com relação à escolaridade, os dados mostram que 37,9% das pessoas desocupadas possuem ensino médio completo, seguido por 24,6% das pessoas com ensino fundamental fundamental incompleto.
Os índices do trabalho informal também cresceram em Mato Grosso do Sul, a pesquisa revela um aumento de 14,9% do trabalho informal no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado.
O rendimento médio do trabalhador do estado se manteve estável, com uma média salarial de R$2.171.