Com população de 40 mil gatos, donos chegam às 3h no CCZ para mutirão com 500 vagas de castração
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) abriu, neste feriado, agenda extra para marcar a castração de felinos. Normalmente a marcação é feita com a distribuição de senhas no dia 20 de cada mês. Nesta quinta-feira (15), os tutores de gatos madrugaram no local, sendo que os primeiros chegaram por volta das 3h. Os recursos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) abriu, neste feriado, agenda extra para marcar a castração de felinos. Normalmente a marcação é feita com a distribuição de senhas no dia 20 de cada mês. Nesta quinta-feira (15), os tutores de gatos madrugaram no local, sendo que os primeiros chegaram por volta das 3h.
Os recursos para a castração são oriundos de repasse do Combea (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal), que foi criado neste ano e tem como presidente Ana Cristina Camargo de Castro. “Esta é uma das conquistas do Combea. A gente tem essa verba anual e corremos atrás de conseguir a liberação do fundo para que essas castrações extras fossem agendadas ainda neste ano”, declara a presidente.
A população de gatos, em Campo Grande, é de cerca de 40 mil animais, de acordo com dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em junho deste ano. Conforme funcionários do CCZ, a distribuição das 500 senhas começou às 7 horas e todas as vagas foram preenchidas em cerca de 3 horas. Para passar pela castração é necessário que o animal tenha mais de seis meses e mais de dois quilos.
Adriana Aluchna Melgarejo de Andrade conseguiu a senha 492. Ela conta que tem três gatos machos e vai realizar procedimento em dois deles. “Dá muito trabalho e a população é muito grande”, diz.
Suelem Martini e Guilherme Fioresi da Silva Moraes também conseguiram uma das senhas “devolvidas” para a gatinha. Menores de idade tentaram fazer o cadastramento, mas, não é permitido e as senhas tiveram que ser devolvidas. “Ela já teve uma primeira cria e decidimos castrar para evitar mais reprodução”.
Como fazer o agendamento
Na data do agendamento, o interessado deverá comparecer ao CCZ munido de um documento pessoal com foto.
No ato do agendamento, o tutor e orientado a entrar em contato com o CCZ por telefone em um prazo de até 5 dias para fornecer dados extras e receber as orientações sobre o procedimento. É necessário pagar a guia da microchipagem e levar a caixinha de transporte.
No dia agendado deverá levar o animal até o CCZ no horário repassado no ato do agendamento e ele será liberado no dia seguinte também em horário previamente comunicado.
O animal castrado sai microchipado, vacinado contra raiva e com uma receita com medicações que devem ser administradas e outras orientações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.