Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para transferir, atualizar ou emitir o título de eleitor. Somente estará apto a votar no pleito de outubro se estiver em situação regular. Pela Constituição Federal, a inscrição eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos, e facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

é uma das quase 3 mil cidades brasileiras em que foi implementada a biometria obrigatória. Quem não compareceu ao da revisão biométrica, teve o título cancelado e deve procurar a para regularizar a situação.

O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado também deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

Os eleitores transexuais e travestis podem solicitar, até esta quarta-feira, a inclusão de seu nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018. E, ainda, que esses cidadãos atualizem sua identidade de gênero. Os ministros ainda determinaram a manutenção, no Cadastro Eleitoral, dos dois nomes, tanto o social quanto o civil.

Os eleitores devem procurar pelo atendimento levando original e cópia de um documento oficial de identificação com foto, além do comprovante de residência. Homens entre 18 e 45 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem levar cópia e original do comprovante de quitação .

Como regularizar a situação eleitoral

Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta digitar seu nome completo e sua data de nascimento diretamente na área reservada para esse fim no Portal do TSE.

Existe também um atalho via Twitter (@TSEjusbr ) por meio do qual o eleitor pode consultar a situação do seu documento e tirar dúvidas por meio de um assistente virtual. Esse link também permite emitir uma certidão de quitação eleitoral.

Se a situação estiver “regular”, mas o eleitor não tiver encontrado seu título, é possível baixar a versão digital do documento e apresentar na hora da votação. Basta localizar o aplicativo “e-Título” no smartphone ou tablet, e inserir as informações para obter a versão eletrônica do título.

Onde fazer a regularização:

Central de Atendimento ao Eleitor na Capital

Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 (antiga Rua do Diário), no Parque dos Poderes

Horário de atendimento: das 8h às 17h

Fácil Guaicurus

Avenida Gury Marques, 5111 – Bairro Universitário (a 100 metros do terminal Guaicurus).

Horário de atendimento: das 12h às 14h. (limite de atendimento: 150 senhas)

Fácil General Osório

Rua Santo Ângelo, 51 – Bairro Coronel Antonino (frente ao terminal General Osório).

Horário de atendimento: das 8h às 14h (limite de atendimento: 100 senhas)

Fácil Aero Rancho

Av. Marechal Deodoro, 2603 – Bairro Aero Rancho (frente ao terminal Aero Rancho).

Horário de atendimento: 8h às 14h (limite de atendimento: 150 senhas)

Centro Integrado de Justiça – CIJUS:

Rua Sete de Setembro esquina com Av. Calógeras, Centro (antigo shopping 26 de Agosto)

Horário de atendimento: das 12 às 18h (limite de atendimento: 250 senhas)