Pular para o conteúdo
Cotidiano

Terceirizados do MPF são dispensados e não conseguem receber salários e outras verbas

Empresa responsável pela terceirização sumiu sem deixar rastros
Arquivo -

Nesta segunda-feira (11), funcionários ligados ao Ministério Público Federal (MPF) se reuniram em frente à sede da empresa Fernandes Serviços Terceirizados, no bairro Piratininga, para receberem os salários atrasados e demais verbas referentes a rescisão dos contratos de trabalho no mês passado. Contudo, nenhum representante ou funcionário da empresa os atendeu, nem mesmo pelo telefone.

A Fernandes Serviços Terceirizados foi contratada pelo MPF por meio de licitação para oferecer serviços nas áreas de limpeza, asseio, conversação e setor administrativo, e recebia, mensal e diretamente, os valores referentes aos salários dos funcionários, que deveriam ser depositados em conta, entretanto, mais de 25 trabalhadores, foram dispensados sem receber qualquer valor. Segundo funcionários, a empresa, que se comprometeu a recebe-los nesta tarde, sumiu sem qualquer notificação.

Uma das funcionárias do MPF informou que os FGTS e INSS também não eram depositados, embora, no último holerite recebido, conste o desconto de 18% no salário. “Onde está esse dinheiro?”, questionou. Além desses valores, era descontado quase 2% para o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conversação (STEAC), representante da categoria, mas, os funcionários encontram-se desfiliados.

O vice-presidente do sindicato, Ton Jean Ramalho Ferreira, explicou ao Jornal Midiamax que os funcionários que têm desconto realizado nos holerites são atendidos e representados normalmente pela entidade, ainda que a empresa não tenha repassado o valor descontado ao STEAC. Com relação a isso, disse que medidas deverão ser tomadas, contudo, os funcionários não são prejudicados em hipótese alguma.

Segundo o MPF, o contrato com a empresa de terceirizados será oficialmente rescindido, pois, embora a Fernandes fosse responsável pelo pagamento, o órgão possuía responsabilidade compartilhada com a mesma. Após as reclamações sobre atrasos de pagamentos dos salários, MPF decidiu encerrar o vínculo contratual e investigar administrativamente a situação.

Em nota, o MPF informou que “todas as medidas administrativas previstas contratualmente estão sendo tomadas, entre elas a instauração de procedimento administrativo para rescisão contratual. Também está sendo instaurado procedimento administrativo para apuração de responsabilidade e eventual aplicação de penalidades relativas ao descumprimento do contrato”.

Além disso, o órgão afirma que agiu de acordo com as possibilidades legais na mitigação dos prejuízos causados aos trabalhadores, efetuando o pagamento dos salários referentes ao mês de abril.

A equipe do Jornal Midiamax tentou contato com a responsável pela empresa, porém, os telefones não existem mais. O contato com o advogado também não foi possível pelo mesmo motivo. A sede da empresa encontra-se fechada, sem nenhum funcionário para atendimento.

 

[matéria atualizada em 12/06/18 às 14h26]

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Carreta da Justiça atende mais de mil pessoas cidades do interior

Ministro prorroga trabalhos de conciliação sobre marco temporal

Com aumento de doenças respiratórias, Prefeitura faz reunião neste sábado

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Últimas Notícias

Polícia

Carcaças de onças-pardas abatidas são encontradas em fazenda de MS

Os policiais foram ao local após denúncia anônima

Brasil

Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

O alerta divulgado nesta sexta-feira (25) pelo ministério

Trânsito

Defensoria exige semáforo em cruzamento perigoso do anel viário na BR-163

No Jardim Veraneio de Campo Grande

Polícia

Motorista é preso com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados na MS-164

Apreensão na zona rural de Ponta Porã