Cotidiano

Sete mil acompanham celebração da Paixão de Cristo em Aquidauana

O teatro contou com mais de 80 atores

Diego Alves Publicado em 31/03/2018, às 00h47

None

O teatro contou com mais de 80 atores

Em frente à Igreja Matriz de Aquidauana, a Paixão de Cristo foi encenada na noite desta sexta-feira (30). Com um público de mais de sete mil pessoas, o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus foram relembrados através da arte.Sete mil acompanham celebração da Paixão de Cristo em Aquidauana

Durante 40 dias, o elenco se dedicou a ensaios para a encenação desta noite, ou seja, o período da quaresma. Tudo para levar aos fieis a mensagem de salvação pregada pela Igreja Católica.

Ao todo, o teatro contou com mais de 80 atores e um cenário que teve até painel de led com uma sequencia de imagens que faziam plano de fundo de cada cena.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana, Humberto Torres, que também é o idealizador do evento, todo o empenho e investimento foi para que a principal mensagem, a do amor de Cristo por cada filho de Deus e do perdão, pudesse ser transmitida com a devida emoção.

“Ele se entregou ao sacrifício da cruz por amor a nós e já crucificado ele disse a Deus: ‘Pai, perdoa-o, ele não sabe o que diz’. E é isso o que precisamos sempre lembrar de viver”, comenta o secretário.

Pároco da Igreja Imaculada Conceição, a Matriz da cidade, o padre Thiago Palmeira Machado ressalta que a prática de se guardar a Sexta-Feira Santa foi perdida até mesmo entre os católicos e enfatiza a importância de se recordar a Paixão de Cristo e o que ela significa.

Para Valdeir Aguilero Nogueira da Silva, que interpretou Jesus, o sentimento que fica é o de gratidão por poder levar a mensagem da Paixão de Cristo às pessoas. “Nos dedicamos para que seja o mais real possível, mas sei que o que foi encenado aqui não chega nem perto do sofrimento que Jesus passou”, diz.

O espetáculo durou cerca de duas horas e emocionou não somente o público, mas também os atores que contracenavam. Durante a sequencia de cenas, lágrimas rolaram pra valer até mesmo entre o elenco.

Parte da encenação também teve trilha sonora cantada ao vivo pelo cantor Elcio Soares, vindo de Curitba para o evento.

O teatro encerrou com uma queima de fogos, celebrando a ressurreição de Jesus.

Estrutura

Este é o quarto ano que o grupo AquidaArte, da Paróquia Imaculada Conceição, encena a Via Sacra na Sexta-Feira Santa. Em 2018, o evento teve o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, com uma verba de R$ 43 mil.

Com o valor, a organização investiu em toda a estrutura para receber o público, com arquivancadas que acomodam cinco mil pessoas sentadas, além de som, iluminação, cenário, que neste ano conta até com painel de led que reproduziu imagens no plano de fundo.

Também foram investidos em figurinos, divulgação e produção.

Fé cristã

Neste ano, a encenação da Paixão de Cristo teve também a participação de outras igrejas evangélicas de Aquidauana. O objetivo, segundo Humberto Torres, é a união da fé cristã. “Independente da denominação, somos todos filhos de Deus e acreditamos todos na Salvação dada por Cristo”, explica.

Jornal Midiamax