A partir desta quinta-feira (3), estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde da Capital doses da vacina pentavalente. De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), a vacina estava em falta há cerca dois meses por falta de envio do . A vacina é destinada para crianças com 2, 4 e 6 meses de idade e poderá ser administrada nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família).

Conforme o município, a vacina está em falta desde fevereiro deste ano pela falta de envio do Ministério da Saúde, órgão que fornece as doses. Por mês, a Sesau estima que cerca de 1.180 crianças deixaram de ser vacinadas. A secretaria recebeu 5 mil doses e a distribuição foi feita nesta quarta-feira (2).

De acordo com a Sesau, o Ministério da Saúde afirma estar normalizando o abastecimento da vacina, mas ainda não há previsão para o recebimento de outra remessa para a total reposição nas unidades da Capital.

A secretaria orienta paras que os pais ou responsáveis procurem a UBS/UBSF mais próxima da residência para confirmar se a dose está disponível. Os postos vacinam de segunda a sexta-feira das 7h15 às 10h45 e das 13h às 16h45.