No próximo sábado (12), das 7h15 às 16h45, a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá um Dia D da Campanha de ção contra a Gripe, e a expectativa é que as 66 unidades de saúde básica imunizem os grupos de risco nesta data.

Durante essa semana as salas de vacinação funcionam normalmente e pessoas que pertencem aos grupos de risco podem procurá-las para serem imunizadas. A dose da vacina protege contra três subtipos de vírus da gripe: H1N1; A/H3N2 e influenza B.

O horário de funcionamento das saldas de vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 10h45, e das 13h às 16h45. Nos Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Aero Rancho e Tiradentes, a UBS Coophavilla II e no trailer da Praça Ary Coelho, a vacinação é realizada sem intervalo para almoço.

Os grupos de risco são determinados pelo Ministério da Saúde e são formados por pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses e menores de cinco, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, os jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores do ensino básico, médio e superior.

Todas as pessoas que forem receber a dose da vacina deverão apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ ou o número do prontuário da rede de saúde de Campo Grande, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação, caso tenha.

Além dos documentos listados acima, quem trabalha na área da saúde ou educação deve apresentar a carteira do conselho ou holerite, as gestantes e mães de até 45 dias devem portar cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação e os indígenas deverão ter cadastro no SESAI.