Pelo menos 600 profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino) que atuam na Educação Infantil devem participar de seminário que tem o objetivo de discutir os elementos que formam a base curricular desta etapa do Ensino Fundamental. O evento teve início nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e  aconteceu durante toda a quinta-feira (23).

O objetivo é ampliar a compreensão, o debate e promover reflexões sobre a construção do currículo da Educação Infantil, à luz da Base Nacional Comum Curricular.

Os temas foram abordados por cinco professoras especialistas na área, que fomentaram o debate e estabeleceram um diálogo com os gestores, e pesquisadores sobre os conteúdos pedagógicos e as especificidades da Educação Infantil.

Ainda durante o seminário, a lançou a publicação “Orientações Curriculares para a Educação Infantil: jeitos de cuidar e educar”, que reúne os principais fundamentos e concepções sobre a educação das crianças em espaços coletivos.

O documento, que vem sendo elaborado desde 2013, destaca que o trabalho desenvolvido nessa etapa da educação deve ter como eixo central as interações e brincadeiras, incentivando a criança a se descobrir através de brincadeiras, explorando o meio em que está inserida, além de aprender a se expressar.

A ideia é que a publicação seja um referencial para unidades da Reme e auxilie na construção das propostas pedagógicas voltadas para as crianças de zero a seis anos.

Professores da Rede Municipal também colaboraram, relatando suas ações e questionamentos contribuindo com os processos formativos e de organização do material.