Santa Casa está habilitada para realizar transplantes renais por mais quatro anos

Assessoria A partir desta segunda-feira (13) a Santa Casa de Campo Grande renova sua habilitação para a realização das atividades de transplante renal. A cada dois anos o hospital precisa atender aos critérios estabelecidos pelas portarias regulamentares exigidas como alvará sanitário, composição da equipe qualificada e as comprovações de serviços essenciais para o funcionamento…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Assessoria

A partir desta segunda-feira (13) a Santa Casa de Campo Grande renova sua habilitação para a realização das atividades de transplante renal. A cada dois anos o hospital precisa atender aos critérios estabelecidos pelas portarias regulamentares exigidas como alvará sanitário, composição da equipe qualificada e as comprovações de serviços essenciais para o funcionamento dos transplantes renais para efetivação do serviço perante o Ministério da Saúde.

Os critérios que habilitam o hospital estão relacionados à instituição e qualificação profissional dos médicos cumprindo os protocolos e realizando treinamentos da equipe multiprofissional que atuam neste serviço. Por ser o maior hospital do Estado a Santa Casa torna-se apta a realizar transplante de órgãos e ser referência nessa especialidade buscando qualidade e excelência nos números de atendimentos e, consequentemente, na vida do paciente renal crônico, deixando-o “livre” das máquinas de hemodiálise.

Desde maio de 2017 o hospital passou a ser a sede da OPO (Organização de Procura de Órgãos) tornando-se referência nos processos de captação de órgãos e tecidos para transplante, aumentando os números de doadores nos últimos anos e oferecendo um serviço de qualidade aos familiares dos pacientes que veem à óbito. A partir desta notificação a equipe que é altamente capacitada inicia o processo de entrevista familiar sobre a intenção de doção dos órgãos, que se autorizados, trarão esperança para aqueles pacientes que aguardam por um transplante no Estado e no Brasil.

Dos atendimentos feitos pela OPO Santa Casa de janeiro a julho de 2018 foram 49 entrevistas para doação de órgãos, destas, 29 famílias autorizaram a doação, destes doadores, foram captados 42 rins, 17 fígados, três corações e dois pâncreas. Desde o início deste ano a equipe do hospital já realizou cerca de nove transplantes renais.

Conteúdos relacionados