Rios transbordam no interior de MS e Defesa Civil atua para retirar famílias
Número de desabrigados em Aquidauana pode aumentar
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Número de desabrigados em Aquidauana pode aumentar
As chuvas fortes desde a madrugada desta terça-feira (20) provocaram a inundação dos rios Aquidauana e Apa. Conforme o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Bittencourt, em Aquidauana, o nível do rio passou dos 8 metros, obrigando a retirada de famílias de áreas próximas. Em Bela Vista, pelo menos 8 famílias ribeirinhas tiveram que ser removidas após a inundação do Apa.
Conforme o coordenador do órgão, a retirada de moradores em Aquidauana, cidade a 143 quilômetros de Campo Grande, continua devido à elevação do nível do rio. Na tarde desta terça-feira, a água ultrapassou a marca dos 8 metros, entrando em situação de inundação.
Até o momento, são cerca de 30 famílias desabrigadas, mas o número pode aumentar. “O pessoal está a campo e não temos o número exato [de famílias desabrigadas]. Estamos levantando este número, mas pode aumentar”, contou.
Por conta da inundação pelas águas do rio, o coordenador explicou que o município já prepara um decreto de emergência. “O município está preparando o decreto de situação de emergência e já estamos conversando com eles”, afirmou.
Oficializando a situação, conforme Bittencourt, a Prefeitura poderá contratar os serviços para fazer os reparos nas áreas mais atingidas pelas chuvas além de agilizar o atendimento para a comunidade.
Já em Bela Vista, cidade a 324 quilômetros da Capital, o rio Apa transbordou, atingindo algumas casas próximas e obrigou a retirada de pelo menos 8 famílias da região. Mesmo com o fim da chuva na tarde desta terça-feira, o coordenador da Defesa Civil Estadual explicou que o nível do rio continua elevado. “Essas famílias continuam em um abrigo provisório”, disse.
Outra área em que a Defesa Civil está atuando é em Bonito. Desde o início desta manhã, casas foram alagadas na cidade, mas até o momento a Defesa Civil não tem o número de pessoas desabrigadas. “Nós temos informações preliminares. Há várias casas alagadas, mas não sabemos o quantas ainda”, explicou Bittencourt.
Jardim
No município que fica a 239 quilômetros de Campo Grande, o Rio Miranda atingiu o limite de seu leito. Conforme coronel Bittencourt, as informações preliminares são de danos nas áreas rurais, pesqueiros e nos balneários da cidade.
Durante a tarde, a chuva parou no município. Choveu aproximadamente 200 milímetros na cabeceira do rio, que não chegou a transbordar.
O Corpo de Bombeiros das cidades Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bela Vista e Bonito estão em alerta devido a cheia do rio Miranda.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.